Crochê DIY

Como lavar, armazenar e cuidar das suas peças de crochê: o passo a passo completo

Como lavar crochê? Como guardar as peças? Posso passar a ferro? E se encardir? Este post é um guia completo de como cuidar das suas peças de crochê, seja de vestuários ou decoração. Se você vende, vai presentear ou ganhou uma peça de crochê, as dicas são pra você.

Como todo trabalho feito a mão, peças de crochê são delicadas. A manutenção não é tão trabalhosa, mas exige alguma atenção. Vem comigo e vamos aprender desde cuidados básicos enquanto tece a peça, até como lavar, guardar e fazer a manutenção das suas peças de crochê para que elas permaneçam lindas por anos e anos.

Cuidados enquanto está tecendo a peça

Novelos: o jeito que eu mais gosto de armazenar meus novelos enquanto estou tecendo é individualmente em um saco plástico. Eu acredito que assim a fricção da linha com o material ao redor é menor, do que quando o novelo está simplesmente dentro de uma bolsa de pano.

Agulhas: manter agulhas e outras ferramentas limpas é algo tão óbvio, que a gente até esquece. Na verdade, esse hábito está mais relacionado com a manutenção dos objetos em si, e não com as peças de crochê propriamente ditas. Por isso, guarde bem suas agulhas, preferencialmente em estojos apropriados ou com a ponta virada pra cima, se colocadas em algum porta objetos. Regularmente você pode tirar a poeira daquele itens que não estão em uso. Um pano úmido é suficiente.

Higiene das mãos: coloquei esse tópico aqui só para reforçar mesmo. Lave as mãos antes de começar a tecer 😉

Mantas, colchas e outras peças grandes: quando a peça de crochê começar a ficar grande a ponto de encostar no chão, considere tecer em cima da cama ou em um sofá onde seja possível acomodar o trabalho. Dessa forma você evita que a peça arraste no chão, sujando ou danificando a peça.

Se você estiver cheia de ideias, mas não tem linhas ou agulhas, veja esse post aqui sobre como comprar pela internet.

Mantendo a forma: se estiver tecendo muitos quadrados da vovó, círculos e outras peças pequenas, que serão depois unidas para formar uma peça maior, considere guardá-las presas a uma placa emborrachada usando alfinetes ou varetinhas de bambu, como na foto a seguir. É uma boa ideia para manter a forma das peças já prontas, afinal, todas nós sabemos que as peças podem encolher ligeiramente ou perder a forma se guardadas muito tempo de forma não apropriada.

Como lavar crochê: passo a passo completo

Para o processo de lavar suas peças de crochê, em primeiro lugar verifique a etiqueta que vem com a linha. Se você vende crochê, considere incluir uma etiqueta replicando as informações que vem com as linhas usadas na peça (mais sobre isso no final desse post). Se você tem uma peça que não veio com instruções de lavagem, observe as recomendações gerais a seguir.

Lavagem: de maneira geral, prefira lavar todos os tipos de peça à mão, com água em temperatura ambiente/fria. No entanto, cada tipo de fibra também tem suas especificações próprias, descritas abaixo.

Como lavar crochê: peças de algodão

Algodão e linho (100% fibras vegetais): podem ser lavadas à máquina em um ciclo rápido e para roupas delicadas. Água morna ou fria podem ser usadas. Se precisar passar, use vapor não muito quente e coloque um lençol por cima da peça para o vapor/ferro não encostar diretamente – mas, geralmente, peças de crochê não precisam ser passadas.

Tapetes e mantas mais resistentes podem ser aspirados na velocidade leve – mas sempre faça o teste em uma pequena área da peça para ver se os pontos vão aguentar o aspirador.

Como lavar crochê: peças de linha acrílica

Lã e outras linhas acrílicas (100% acrílicas): podem ser lavadas à máquina em ciclos normais com outras roupas. Não podem ser passadas a ferro ou vapor.

Como lavar crochê: peças de lã

Lã ‘verdadeira’ (100% fibra animal): devem ser lavadas à mão e com água fria. Se usar água quente, a lã encolhe e pode sofrer os efeitos de ‘feltragem’, alterando completamente a característica da fibra. Nunca devem ser passadas a ferro ou vapor.

Como lavar crochê: linhas acrílicas

Peças com fibras/linhas mistas: na dúvida, use a dica anterior de lavar à mão e com água fria. Seque na horizontal, na sombra, e não use ferro ou vapor.

Uma dica extra quando for lavar à máquina é colocar peças delicadas dentro de fronhas de algodão ou sacos próprios para esse fim, assim evita-se muita fricção com outras roupas dentro da máquina.

Em dúvida de qual linha usar? Veja esse post aqui onde eu falo sobre linhas para sousplats, mas pode ser vir de inspiração para outras peças de crochê na decoração.

Produtos para limpeza: prefira produtos leves, como sabão neutro, sem perfume e pouco abrasivos. Produtos voltados para roupas de bebê são ideais. O uso de amaciante é importante para devolver a maciez da fibra. Se for lavar a peça a mão, você pode até mesmo usar shampoo e condicionador se não tiver nenhum produto mais delicado.

Enxágue: quando usar a máquina, evite a centrifugação muito pesada. Peças delicadas lavadas a mão não devem ser torcidas, mas apertadas gentilmente para retirar o excesso de água.

Secagem: todas as peças de crochê devem ser secadas na horizontal para evitar a deformação dos pontos. Se colocadas na vertical, o peso da água puxa a peça pra baixo, podendo deformar a peça de forma irreversível. Acredite! Eu fiz isso com um tapete de porta uma vez. Além da marca do prendedor, fiquei usando o tapete que era pra ser retangular e foi transformado em um lindo só que não trapézio, rs. Coloque um lençol por baixo, para absorver a água e deixe a peça secando à sombra. Se precisar, troque o lençol e deixe secar até ter completa certeza de que está seco. Outro passo importante é arrumar a peça e colocar no lugar os pontos e formas quando deixar para secar, é muito mais fácil do que remodelar a peça já seca.

Dicas para manutenção das peças de crochê

Peças de roupa: cuidados com peças que podem puxar o fio, como anéis, zípers, brincos, etc.

Manchas e encardidos: se depois de lavar o crochê, você ainda tiver pequenas manchas, elas podem ser removidas usando um sabão ou detergente mais forte, apenas no local desejado. Esfregue com os dedos e deixe agir por algum tempo. Enxágue e repita o processo se necessário. Para manchas mais difíceis, consulte as especificações de uso daqueles removedores de manchas mais pesados, para se certificar de que podem ser usados na fibra da sua peça. Siga à risca as instruções. Para desencardir peças brancas de algodão ou linho que ficam amareladas, uma alternativa é mergulhá-las em uma solução de anil, seguindo as instruções do rótulo do produto.

Reparos: pequenos danos, fios soltos ou pontos que se arrebentam podem ser costurados usando uma linha da mesma cor. Mas, infelizmente, se o estrago for muito grande, não há muito o que possa ser feito.

Cuidados antes de vender ou dar de presente

Precisa higienizar a peça antes de vender ou presentar? Na minha opinião, se for uma peça de vestuário, sim. Se for um item de decoração, eu acho que não.

Armazenando: peças de crochê não podem ser armazenadas na vertical (em cabides, por exemplo), pois isso deforma os pontos. Peças de roupa eu guardo dobradas e, se possível, naqueles sacos de tnt ou outro tecido que deixe a peça respirar. Itens de decoração como tapetes e sousplats eu guardo dobrados em sacos plásticos transparentes e abertos – como estão em constante uso e eu alterno o uso entre os modelos, nunca ficam em sacos por muito tempo. Mas, se você vai armazenar antes de vender ou presentear, ou por muito tempo em casa mesmo, coloque nos sacos que eu mencionei antes, onde a peça possa respirar. Se lavar a peça, certifique-se de que está completamente seca antes de guardar. Calor e umidade extremos devem ser evitados, pois podem danificar a estrutura dos fios.

Etiquetas de cuidados: uma ótima ideia é anexar uma pequena etiqueta com instruções rápidas de cuidados e lavagem. Você pode escrever a mão, criar as suas próprias no computador, ou baixar e imprimir as etiquetas que eu preparei a seguir. Cada material tem suas especificações, mas eu criei um modelo com recomendações gerais que se aplicam a todo tipo de linha.

Cadastre-se para baixar as etiquetas com instruções de cuidados com as peças de crochê para seus produtos!

Deixe nos comentários as dúvidas que você ainda tiver sobre como lavar e cuidar das suas peças de crochê.

Está com seus produtos prontinhos para vender mas não sabe qual preço cobrar? Acesse esse post aqui e baixe nossa planilha de precificação.

Um abraço e até o próximo post.

Como lavar crochê

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.