Linha para sousplat de crochê
Crochê

Qual a melhor linha para sousplat de crochê?

Desde que eu fiz um post comparando linha para sousplat de crochê (clique aqui para ler) o que eu mais recebo aqui no blog são perguntas sobre como escolher a linha e qual a melhor linha para fazer sousplat.

Finalmente fiz esse post para reunir minhas melhores dicas sobre o assunto, pra tirar de vez essas dúvidas.

Antes de entrar na questão das linhas, só quero deixar avisado que as dicas valem tanto pra sousplat quanto para jogo americano, e no final do post falo sobre a diferença entre os dois.

Qual linha para sousplat de crochê você deve usar?

Eu gosto de pensar assim, a linha que escolhemos é o que dará o acabamento final do trabalho. Dessa forma, a primeira pergunta é: qual será a finalidade do sousplat? Onde e como ele será usado?

Assim temos duas categorias de acordo com o uso: para o dia a dia e para ocasiões especiais.

Se o sousplat é para o dia a dia, você pode escolher um barbante menos nobre ou mesmo uma linha mais fina, mas que seja de um novelo de menor custo. Você pode variar nos detalhes e no padrão para alcançar diferentes finalidades: se sua casa é mais minimalista ou colorida, ou se está numa época mais festiva e quer dar um tom simples com os sousplat.

Se é para uma festa, um jantar informal ou um café da manhã especial, você ainda pode recorrer a linhas menos nobres, desde que a composição da mesa combine os elementos entre si. Se você está fazendo o sousplat para você mesma, fica fácil encontrar as cores e o padrão da receita que melhor combinem com seu estilo.

sousplat de crochê retangular amarelo e cinza com um prato e talheres em cima.
Fonte: Artesanato passo a passo já.

Custo x Benefício: quanto você quer investir?

A maior questão na hora de qualquer trabalho é, obviamente, o preço da linha. Quando você (ou sua cliente) não está disposta a investir nesse item, aposte nas dicas que já dei, como variar cores e padronagens diferentes. Pensar o restante da combinação na hora de montar a mesa também é uma alternativa, pois o sousplat pode ser combinado com uma toalha de mesa ou louça mais fina.

De longe, o barbante tradicional que usamos para tapetes comuns é a linha que rende mais unidades de sousplat e tem o menor custo.

Quando o investimento na linha pode ser mais alto, aí sim você pode investir em linhas mais nobres.

Linhas finas como Duna e Anne e variações com brilho e aplicações são os sousplats que terão maior valor, pois dão mais trabalho e um novelo da linha também também rende menos unidades.

sousplat de crochê com pérolas, bege. louça e copo por cima. guardanapo e talheres.
Fonte: Sandra Roque.

Aposte em texturas e materiais diferentes

Independente se está usando linhas mais nobres ou não, você pode investir também na mistura de materiais, como pérolas, ou escolher linhas com texturas diferentes.

O fio de malha, pra mim, é uma ótima alternativa para um toque rústico. Assim como o sisal.

Um barbante mais fino, como o Barroco, por exemplo, também é uma alternativa mais rústica, porém com melhor acabamento.

Já linhas finas, com brilho, é o ideal para compor a mesa e deixar o sousplat fazer o papel de destaque da decoração.

Assim, tenha em mente que a pergunta ideal para se fazer não é ‘qual linha usar’, afinal, qualquer linha pode ser usada!

Ao invés disso, pergunte primeiro: qual será o uso do sousplat? Depois, defina o quanto quer investir. E por fim, pense nas opções de texturas, decoração e aplicações no sousplat. Com essas três respostas em mente, ficará muito fácil definir a linha que melhor se adequa ao seu projeto.

sousplat de crochê natalino em verde, vermelho e branco, redondo.
Fonte: Loja na Elo7.

Afinal, Sousplat X Jogo Americano: tem diferença?

Essa é uma discussão muito comum. Para mim, no entanto, sousplat é apenas um termo mais refinado para jogo americano. Na prática não tem nenhuma diferença!

Jogo americano nós já conhecemos a muito mais tempo, e muita gente usa no dia a dia, em diferentes materiais. O sousplat surgiu como um aparato decorativo em festas que vai embaixo do prato. Também tem em diversos materiais e tamanhos.

Nós crocheteiras fomos lá e então criamos jogos americanos e sousplats com nossas linhas e agulhas.

No fim das contas, é sua cliente, ou você mesma, que vai definir tamanho, cor, onde e quando será usado. Dessa forma, definir diferença entre jogo americano e sousplat teria a única finalidade de facilitar para as clientes caso você faça dois produtos muito diferentes e com tamanhos fixos.

Eu já vi tanto jogo americano quanto sousplats das mais diferentes formas, tamanhos e cores. Nesse caso, o nome que damos é só um detalhe.

sousplat de crochê em barbante na cor creme

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender um pouco melhor como escolher a linha para sousplat de crochê! Se você gostou, compartilhe esse post e deixe um comentário! 🙂

Você também pode gostar...