Caldo de Legumes Caseiro e Super Fácil

Caldo de Legumes Caseiro Super Fácil

Esses dias fomos fazer aqui em casa um risoto que você pode ler nesse post aqui. Aproveitei que tinha todos os vegetais e que iam sobrar folhas de alho-poró pra fazer esse caldo de legumes super fácil.

caldo de legumes caseiro e super fácil

Esse caldo de legumes caseiro é ideal para preparar sopas, risotos, caldos, refogar arroz e todas as preparações que você normalmente usaria um caldo pronto.

Tudo que você precisa é de legumes que a gente sempre tem na geladeira: cenoura, cebola, temperos que preferir, folhas de alho-poró, dentes de alho.

Você pode ajustar facilmente a quantidade de vegetais e água, dependendo da receita que for fazer. Por exemplo, se for fazer uma sopa que vai levar 1,5 litros de água, pode substituir pela mesma quantidade de caldo. Se vai fazer para congelar e ter sempre à mão, calcule a quantidade que você consegue guardar no congelador. Pro risoto da receita que indiquei no início desse post, eu fiz 2 litros de caldo.

No card da receita que você acha aqui no final do post eu indico as quantidades de vegetais para 2 litros.

Para fazer o caldo, lave e corte todos os vegetais para caber dentro da vasilha que você for usar. Acrescente a água e leve para ferver. Nesse momento você pode colocar no fogo alto para chegar ao ponto de fervura mais rápido. Assim que ferver, abaixe o fogo o máximo que conseguir. O ideal é que o caldo fique fervendo beeeem baixinho, quase sem borbulhar. Se o seu fogão é igual o meu e o fogo mais baixo ainda é alto, retire uma parte da panela do fogo e deixe em contato apenas uma das bordas. Tampe a panela deixando uma pequena abertura pro vapor sair. Tampar a panela é importante pro caldo não evaporar.

Um caldo caseiro pode levar horas e horas para ficar pronto. Um caldo de carne pode, inclusive, levar dias para reduzir e ficar no ponto. Esse aqui vai estar pronto para uso em torno de 2 horas. Se ele evaporar, você pode acrescentar mais água no processo. O caldo tá pronto quando adquirir uma cor mais escura – a cor dos vegetais! – e também um aroma delicioso dos ingredientes que você usou.

Pode ser usado imediatamente, guardado na geladeira ou freezer. Os vegetais usados no caldo podem ser usados na composteira ou colocados diretamente na terra.

Use como preferir!

Espero que tenham gostado dessa receita. É simples de fazer e pode substituir os caldos prontos que tem tantos ingredientes que podem ser nocivos pra nós.

Comentem aqui outras receitas e eu tento trazer as melhores no estilo mineiro pra vocês.

Um beijo!

[mv_create key=”5″ type=”recipe” title=”Caldo de Legumes Caseiro e Super Fácil” thumbnail=””]

Comentários

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.