Receitas

Canjica com leite de coco caseiro e mel

Oi gente!

Eu sei que ainda não é época pra canjica, mas… pra amantes de canjicas, tem época? Afinal, ninguém come chocolates só na Páscoa né? =P

Canjica com leite de coco e mel.

Nos últimos anos, no entanto, minha grande questão era que mesmo com a leve intolerância à lactose que eu tenho, eu sempre passava mal depois de comer canjica em junho.

Então reduzi bastante meu consumo, enquanto ficava imaginando se teria como fazer uma outra receita tão gostosa sem o leite de vaca.

Eis que semana passada eu estava assistindo ao Bela Cozinha Verão no GNT, e a Bel Gil passou uma receita de canjica com leite de amêndoas, leite de coco e açúcar de coco no lugar do açúcar ou leite condensado tradicionais.

Eu pensei: bom, se já está adaptada, posso alterar ainda mais os ingredientes, certo?

Só testando pra saber, né?

Canjica com leite de coco e mel.

Primeiro, leite de amêndoas é mais caro e eu nem sei se gosto, pois nunca experimentei. Mas lembrei que o leite de coco caseiro é mais tranquilo de fazer, e eu ainda utilizaria os resíduos do coco na própria canjica. Substituto 1 resolvido.

Depois, fui procurar o tal açúcar de coco no mercado. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que míseras 250 gramas custam em média 30 reais nos supermercados que tenho acesso. Era uma opção fora de cogitação.

Então lembrei que o mel também é um ótimo substituto, né? E eu tinha em casa. Além disso, precisei apenas de meia xícara para adoçar todo o prato.

Meu veredito?

Canjica com leite de coco e mel.

Não é a canjica tradicional mineira que eu sempre fui acostumada, mas é uma alternativa à altura para quem não pode ou não quer ingerir derivados de leite.

Pelas fotos dá pra ver que a minha está bem espessa, porque é assim que eu gosto por aqui. Caso você queira com um caldo mais ralinho, basta acrescentar mais leite de coco ou mesmo água

Um beijo e espero que gostem!

Canjica com leite de coco caseiro adoçada com mel
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo Total
 
Uma canjica para intolerantes a lactose.
Autora:
Tipo de Receita: Lanche
Cozinha: Junina
Ingredientes
  • 1 xícara de canjica branca
  • 1 coco
  • ½ xícara de mel
  • 1 xícara de amendoim torrado e sem pele
  • ½ xícara de coco ralado (eu usei o que sobrou do leite de coco)
Modo de Preparo
  1. Para o leite de coco: divida o coco em pequenos pedaços, sem a pele. Coloque numa panela com água até cobrir e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, escorra a água e transfira o coco para o liquidificador. Acrescente 5 copos de água e bata bem por alguns minutos. Coe e reserve. Guarde também o coco que sobra no coador.
  2. Deixe a canjica de molho por pelo menos 3 horas. Coe e coloque na panela de pressão com mais água e uma pitada de sal. Cozinhe por 30 minutos na pressão.
  3. Você pode utilizar a água do cozimento ou não. Eu não utilizei, coei e usei apenas o leite de coco. Ao retirar da pressão, continue com o fogo ligado. Acrescente o leite de coco e o mel. Cozinhe até ferver novamente.
  4. Coloque o amendoim no liquidificador e acrescente leite de coco, que pode ser retirado da panela da canjica também. Bata bem e volte com tudo para a panela.
  5. Deixe ferver por uns minutos e está pronta.

 

Deixe uma resposta