Essa receita de risoto de alho-poró e palmito é ótima acompanhando alguma carne, mas também vai muito bem sozinha.
Eu tenho uma relação de amor e ódio com risoto: gosto, mas às vezes acho pesado demais.
Eu acho que essa receita funciona porque usa dois vegetais levinhos: o alho-poró traz a crocância e o palmito a acidez.
Tudo fica melhor se você fizer o caldo de legumes caseiro que eu ensino nesse post aqui – é super fácil e você não vai ter trabalho nenhum pra fazer.
Mas vamos lá?
Pra começar, lave e corte todos os vegetais: alho-poró, palmito, os dentes de alho, as cebolas, a cebolinha. Rale o queijo. Coloque o caldo de legumes para ferver em fogo bem baixo.
Separe todos os ingredientes que irá utilizar. Refogue a cebola, alho-poró e dentes de alho no azeite. Acrescente o arroz e misture bem. Coloque o vinho e mexa até evaporar.
Vá acrescentando a água aos poucos – uma xícara ou concha por vez, espere secar para acrescentar novamente. Repita esse processo até o arroz cozinhar.
Se notar que o caldo vai acabar, coloque mais água na panela do caldo. Não tem problema! O sabor dos legumes já vai ter incorporado.
Quando estiver pronto, coloque mais caldo para ficar cremoso e desligue o fogo. Coloque os ingredientes finais: queijo, manteiga e palmito. Misture e estará pronto. Sirva com mais azeite, queijo ralado, cebolinha e uma boa taça de vinho.
Espero que goste dessa receita. E me conta como ficou e o que achou nos comentários.
Gostou desse risoto de alho-poró e quer ver mais receitas de risoto? Deixe um comentário com a sua sugestão.
Para ajudar o blog a crescer, compartilhe a receita no Pinterest clicando no link ao final do post. Isso ajuda demais a gente aqui do outro lado.
Risoto de Alho-poró e Palmito
Ingredients
- 4 xícaras de arroz para risoto
- 4 alhos poros
- 1 vidro de palmito
- 2 xícaras de vinho branco
- 2 xícaras de queijo meia cura ralado
- 2 colheres de manteiga
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas médias
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 litros (aprox.) de caldo de legumes
- Sal, pimenta do reino e cravo em pó a gosto
- Azeite, queijo ralado e cebolinha para servir.
Instructions
- Coloque o caldo de legumes para ferver e deixe em fogo baixo.
- Fatie a parte branca do alho-poró em rodelas finas, corte o palmito em cubos pequenos, corte a cebola e os dentes de alho também em pedaços pequenos.
- Refogue a cebola, o alho e o alho-poró no azeite. Coloque pimenta e cravo a gosto. Coloque também um pouco de sal, mas não muito pois o queijo vai ajudar nisso no final.
- Acrescente o arroz e mexa bem.
- Coloque o vinho e mexa até evaporar e o vinho secar.
- Vá acrescentando o caldo uma concha por vez. Espere secar para então acrescentar mais caldo, mexendo sempre. Repita esse processo até que o arroz cozinhe. Se perceber que o caldo vai acabar, pode acrescentar água na panela do caldo para ir esquentando e usar.
- Estará pronto quando o arroz estiver macio por fora e ainda um pouco firme dentro - ou, é claro, no ponto do seu gosto!
- Quando o arroz estiver cozido, coloque caldo o suficiente para o risoto ficar cremoso. Desligue o fogo.
- Acrescente a manteiga, o palmito e o queijo e misture para incorporar tudo. Experimente o sal e acerte o tempero se necessário.
- Sirva quente!
- Finalize o prato com azeite, queijo ralado e cebolinha picada a gosto.