Crochê com história: motivo Beth

Acompanhe o passo a passo do motivo de crochê Beth e a história que inspira esse post. Me conta: quais as suas histórias com o crochê?

Foto do motivo de crochê Beth

Lá pelos idos dos anos 70 eu ia muito para a casa da minha avó em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais. Foi com ela que aprendi a crochetar, mas o motivo de hoje tem outra história.

Na mesma cidade moravam outros parentes e amigos da família. Uma delas era a Beth. Eu costumava esperar que ela chegasse da escola para ir na casa dela, e lá a gente ficava conversando enquanto Beth crochetava. Nessa época ela já sabia os pontos e receitas, e eu ainda não.

Foto do motivo de crochê Beth

Eram tempos rígidos, as nossas mães não paravam, e não podiam nos ver paradas também. Num desses dias, a mãe de Beth a pegou deitada com seu crochê e lhe tascou um belo elogio: “menina preguiçosa!” – mas não podemos negar, para nós eram mesmo tardes tranquilas e preguiçosas, em meio a fios e histórias.

Um tempo atrás, já com filhos criados e aproveitando tardes tranquilas agora conquistadas, voltei à casa de Beth, e foi dessa vez que ela me ensinou esse motivo de hoje. É um motivo rápido de tecer, os pontos simples, no entanto, revelam detalhes delicados.

Foto do motivo de crochê Beth

Espero que gostem do motivo Beth. Como vocês podem imaginar, recomendo como projeto para tardes tranquilas, e as toalhinhas podem ser usadas para enfeitar a mesa pro café da tarde.

Para adaptar o motivo de crochê Beth e fazer uma peça maior, como sousplats e toalhas de mesa, basta repetir o ponto Leque antes da última volta com pontos picô. Por outro lado, para terminar a peça em tamanho menor, servindo por exemplo para um porta copo, logo após a volta #5, salte todas as voltas e vá direto à volta #12.

Eu usei um barbante antigo que estava perdido aqui em casa, não vou saber o nome, mas ele tem 5 fios. A agulha foi a de 2,5mm. Se achar muito rústico usando barbante, uma linha mais fina traria um ar mais delicado à peça. Para saber mais sobre diferenças dos efeitos das linhas acesse esse post aqui e esse outro aqui.

[mv_create key=”3″ type=”diy” title=”Motivo de Crochê Beth” thumbnail=”https://uaiconfeitaria.com.br/wp-content/uploads/2020/09/20200812_111300.jpg”]

Para mais inspirações de crochê, siga a pasta Crochê Brasil no Pinterest. E se quiser contribuir com o grupo, é só deixar um comentário nesse post.

Comentários

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.