O mês de junho é uma delícia gastronômica que, na minha opinião, só perde pro Natal.
É bolo, canjica, pamonha, caldos, arroz doce, quentão, curau, pé de moleque, cocadas de vários sabores. A lista continua dependendo da região do Brasil que você está, mas a gente já deu aqui uma prévia, né?
Eu amo todas essas comidas e doces, mas por serem tão tradicionais, elas são carregadas de ingredientes como manteiga, leite, leite condensado, queijos… Afinal de contas, esses são os ingredientes que fazem a mágica da cozinha acontecer né?
Mas, e quando você é intolerante a lactose, ou ao glúten, ou tem diabetes? Certamente você deve adequar sua dieta às indicações médicas, é verdade, mas tais restrições não precisam impedir que você experimente essas maravilhas juninas.
Eu confesso que, mesmo tendo uma certa intolerância à lactose, eu não consegui retirar totalmente esses alimentos do meu dia a dia. Queijos são uma questão à parte, porque eu gosto muito e realmente não me imagino sem. Mas sempre que posso, eu tento reduzir ao máximo como por exemplo, nessa receita de canjica sem lactose usando leite de coco caseiro.
Hoje eu quero mostrar a vocês uma receita de bolo sem lactose e glúten, com um toque de goiabada que vai deixar suas tardes juninas bem mais perfumadas.
Eu também quero explicar um pouco o que eu faço na hora da substituição pra tentar aproximar ao máximo dos sabores tradicionais, porque uma comida sem glúten e sem lactose e que não lembre em nada os sabores da infância também não dá, né? Quero dizer, nós sabemos que nunca será a mesma coisa, mas não precisa ser ruim e sem gosto ou com textura esquisita. E atualmente nós já temos recursos que melhorem essas substituições.
O melhor da receita de hoje é que ela não leva dezenas de reais em farinhas de castanhas ou coisas difíceis de encontrar. De repente você pode ter os ingredientes no armário e nem precisa sair pra comprar!
Então vamos lá?
Bolo de fubá: a receita com ingredientes adaptados
O que eu fiz pra essa receita foi adaptar em cima de uma que eu já tenho de cabeça de tanto que faço quando alguém tá com desejo de bolo de fubá 🙂
Um bolo de fubá clássico quase nunca é feito sem uma proporção de farinha de trigo, pois o fubá deixa a massa seca e pesada se for utilizado sozinho. Para contornar esse detalhe, nesse caso nós vamos utilizar o amido de milho.
O leite é facilmente substituído pelo leite de coco. E a manteiga ou margarina por óleo. Eu não gosto de usar becel, pois deixa um gosto residual que estraga qualquer receita. No entanto você pode usar qualquer óleo que goste mais. O que eu tinha aqui era o de soja comum.
E eu geralmente uso 3 ovos pra esse tamanho de bolo, mas acrescentei um pra melhorar na estrutura.
Além disso, fermento, uma pitada de sal e goiabada cortada em cubinhos e passada no fubá.
E o açúcar, uma xícara apenas, porque não gosto de bolo muito doce. Você pode colocar um pouco mais, mas lembre-se de que a goiabada também adoça bastante.
E o método de preparo tradicional
Pré-aqueça o forno a 230ºC ou em temperatura média.
Bata bem os ovos com o açúcar até dobrar de tamanho. Acrescente o óleo, fubá e amido peneirados e o sal. Misture bem. Incorpore o leite de coco e por último o fermento. Distribua os pedaços de goiabada uniformemente. Eles devem afundar na massa que ficará bem líquida, mas não se preocupe.
Unte uma forma com buraco no meio (bolo de fubá sempre fica charmoso nesse tipo de forma).
Asse por uns 40 minutos ou até que um palito ou garfo saia limpo do centro.
Aguarde uns dez minutos para desenformar. Eu gosto de degustar ainda quente, com um café coado na hora 🙂
O que vocês acharam? Me avisem nos comentários se tiverem mais dicas de substituições, vou adorar saber!
Bolo de Fubá com Goiabada (Sem Glúten e sem Lactose)
Ingredients
- 4 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 2 xícaras de fubá peneirado
- 1 xícara de amido de milho peneirado
- 1 pitada de sal
- 200 ml de leite de coco
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 1/2 xícara de goiabada cortada em cubos.
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 230ºC ou em temperatura média.
- Bata bem os ovos com o açúcar até dobrar de tamanho.
- Acrescente o óleo, fubá e amido peneirados e o sal.
- Misture bem. Incorpore o leite de coco e por último o fermento.
- Distribua os pedaços de goiabada uniformemente.
- Eles devem afundar na massa que ficará bem líquida, mas não se preocupe.
- Unte uma forma com buraco no meio (bolo de fubá sempre fica charmoso nesse tipo de forma).
- Asse por uns 40 minutos ou até que um palito ou garfo saia limpo do centro.
- Aguarde uns dez minutos para desenformar.