5 erros de crochê que toda crocheteira já cometeu
Crochê

5 erros de crochê que toda crocheteira já fez um dia

Olá! Bom sábado (ou qualquer outro dia da semana que você esteja lendo isso)! Vamos falar sobre erros que a gente já cometeu ou ainda comete no crochê? Se você é iniciante ou veterana, com certeza as dicas serão úteis pra você.

1. Não ler os rótulos dos novelos

Essa é clássica. O que eu mais vejo são perguntas espalhadas pela internet querendo saber qual agulha usar com tal linha, quando o próprio rótulo do novelo já traz essa informação para agulha de crochê e de tricô também. Também tem lá informações sobre método de lavagem, quantidade em metros e em gramas do novelo e o tipo de material da linha.

5 erros de crochê que toda crocheteira já cometeu

2. Não aprender a ler as receitas: seja gráfico ou instruções inscritas

Agora está muito fácil acompanhar tutoriais gratuitos em vídeo no Youtube. Alguns são tão bem feitos que mesmo não entendendo o idioma da crocheteira, você consegue acompanhar observando os pontos.

No entanto, quando você fica presa a vídeos, você se limita de muitas formas. Ao saber ler gráficos você pode adaptar receitas, transformar gráfico de ponto cruz em gráfico de crochê C2C ou crochê filê, adaptar tamanhos e escrever as suas próprias!

Ler gráficos ou receitas não é fácil, leva um tempo pra aprender, mas vale muito a pena. Foi sabendo fazer minhas próprias receitas que eu adaptei vários modelos de sapatinhos de crochê a partir dessa receita aqui. Então fica a fica, reserve um tempinho para aprender (se você ainda não sabe!) e se aperfeiçoar nisso.

3. Não dar importância para as amostras

Em livros mais antigos é comum a gente ver a indicação da amostra, que é um quadrado tecido com a linha e agulhas da receita, pra que você possa fazer o mesmo com a linha e agulha que quer usar e poder adaptar os pontos. Ou então, se irá usar a mesma linha e agulha indicadas, a amostra serve para você comparar a tensão do seu ponto com a da receita e ver se precisa de ajustes também.

Só que quando queremos começar logo um projeto, muitas vezes não temos paciência pra fazer a amostra. Pode ser que dê certo, mas dependendo do grau de complexidade da receita, pode dar errado de tantas formas que, no fim das contas, perderíamos muito menos tempo se a amostra tivesse sido feita.

Então, avalie com cuidado caso a caso a importância da amostra pra não ter surpresas depois que começar a crochetar.

5 erros de crochê que toda crocheteira já cometeu

4. Achar que só há um jeito certo de segurar agulha e linha

Estou comentando sobre esse ponto aqui, porque já vi vários tutoriais ensinando a pegar na agulha e na linha de uma única maneira, e assumindo que a pessoa que está aprendendo irá se adaptar daquele mesmo jeito.

Aí, você iniciante vai lá, tenta crochetar daquele jeito, não funciona, e você fica desesperançada de tudo, achando que não será capaz. Nada pode estar mais longe da verdade! Você pode assistir tutoriais sobre como segurar a agulha e a linha, mas tenha certeza de observar vários jeitos pra então tentar o seu.

Eu costumo dizer que o seu jeito de crochetar virá quase naturalmente assim que você começa a experimentar com linha e agulha nas mãos. Então, não tenha receio de experimentar.

5. Não pesquisar preços de linhas e ferramentas na internet

Esse tópico é para crocheteiras que tem receios com as compras pela internet. Não vou mentir: sim, é preciso saber em quais sites comprar e é preciso pesquisar muito, assim como pesquisamos em lojas físicas. Não é todo site que podemos pagar com cartão ou confiar a compra, mas tem site que é confiável sim! Se você tem dúvidas sobre compras na internet ou quais sites são confiáveis, deixa nos comentários pra eu saber, ok?

Quando fechamos as portas da internet, é possível perder promoções incríveis de linhas, acessórios e ferramentas e com isso, gastar uma grana preciosa a mais, que poderia ser investida em outra coisa do seu produto – veja mais sobre isso aqui.

5 erros de crochê que toda crocheteira já cometeu

Se você sabe de outros erros que cometemos no crochê, deixe sua dica nos comentários para que todas possamos ler e aprender. Nos vemos no próximo post

5 erros de crochê que toda crocheteira já cometeu

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.