Bolo, Receitas

Como fazer Petit Fours: primeiras tentativas e uma receita

A descoberta de Lamingtons e Petit Fours

Um dia desses passeando pelo Pinterest veio na minha timeline um doce chamado Lamington, tradicional da Austrália. São pequenos quadrados de bolo cobertos com calda de chocolate e passados no coco ralado.

Lamingtons do donnahay.com.au - Minha inspiração!

Lamingtons do donnahay.com.au – Minha inspiração!

Ou seja, uma pequena tentação de prestígio aparentemente fácil de fazer. Para ver a receita desses da foto clique aqui.

Ao refinar a busca um tempo depois eu encontrei referências a Petit Fours. Também pequenos quadrados de bolo, mas recheados e decorados em sua maioria com fondant ou fondant de chocolate.

Ok, eu precisava testar alguma dessas receitas.

Resolvi misturar elementos dos Lamingtons com Petit Fours. Minha ideia original era rechear um bolo e então cobrir com chocolate, sem passar no coco. Mas, no meio do caminho, eu me interessei pelo fondant utilizado na maioria dos petit fours e, como nunca havia experimentado, optei por ele.

Petit Fours Prestígio

A descoberta do fondant

Eu encontrei muitas receitas de fondant e de fondant de chocolate, mas como essas receitas costumam não dar muito certo na primeira vez que a gente faz, e eu queria mesmo era testar a técnica pra rechear e cobrir os bolinhos, acabei comprando pronto da marca Mix, que é também a de pasta americana que uso.

O fondant nada mais é que açúcar com glucose e água. Ele pode ser utilizado para abrir com rolo e cobrir bolos e doces (rolled fondant) ou como uma cobertura mais líquida, levando a massa ao fogo com água ou outro líquido. Eu coloquei também essência de baunilha e testei uma parte com chocolate em pó na hora de derreter, deu super certo.

Na hora de derreter, utilizei o método de banho maria e retirei do fogo assim que todo o fondant ficou líquido, para não cristalizar. Depois de saído do fogo o fondant esfria muito rápido e perde a consistência líquida, ficando bem pastoso. Então é importante trabalhar rápido na hora de cobrir os doces.

Eu não tinha a grade própria pra jogar a cobertura, então fiz cada petit four individualmente, o que foi muito enrolado e fazia com que eu tivesse que voltar o fondant ao fogo para tornar a ficar líquido. Na próxima tentarei trabalhar com uma grade, que serve também pra banhar trufas de chocolate e bolos com diversas caldas.

Pound Cake ou Bolo de Libra

A massa do bolo é outro detalhe importante. Ela precisa ser mais firme para dar estabilidade na hora do corte. Apesar de ter várias receitas nos sites sobre petit fours, eu acabei escolhendo o bolo de libra do livro Técnicas de Confeitaria Profissional da Mariana Sebess (Senac). Em inglês o nome é pound cake, e é a receita que eu vi como a mais utilizada para petit fours (e bolos recheados em geral).

O bolo de libra recebe esse nome porque originalmente era utilizada uma libra de cada ingrediente. Eu gostei principalmente porque são apenas quatro ingredientes e não vai fermento, pois o crescimento do bolo se dá pelo uso de claras em neve.

Para assar o bolo reto, eu utilizei a técnica da toalha molhada em volta da forma. Ficou perfeito, apesar do meu forno ser meio torto e ter deixado o bolo desigual dos lados.

Petit Fours Prestígio sem cobertura

Essa já é a minha receita preferida para bolos simples porque mesmo não utilizando nenhuma essência, o bolo ficou muito bom. Ao combinar manteiga e ovos nessas proporções eu nunca imaginaria que o resultado final seria tão saboroso (mas seria de se esperar, né? Afinal, manteiga, a rainha dos ingredientes da confeitaria francesa). Além disso, se colocar umas raspas de limão e laranja ou uma pequena quantidade de suco concentrado, o resultado deve ser igualmente fantástico.

A receita que eu usei está no final do post 😉

Montando os Petit Fours

Depois do bolo assado, esperei esfriar totalmente e cortei ao meio. Retirei a parte que ficou mais fina e recheei com um creme de coco simples. Voltei com o bolo pro tabuleiro, tampei com papel alumínio e coloquei na geladeira até o outro dia.

Pelo que entendi, essa parte é importante para assentar o bolo e deixar ele gelado para o corte, para evitar de quebrar as pontas dos quadradinhos.

Então, no sábado pela manhã, marquei com uma régua quadrados de 3 cm de lado e cortei. Apesar da marcação ter ficado correta, eu inclinei a faca e alguns quadrados acabaram saindo meio tortos. Anotação mental pra descobrir como não inclinar a faca ou para usar cortadores da próxima vez 😀

Petit Fours

Nesse momento, preciso dizer que mesmo sem a cobertura, os bolinhos já estavam sensacionais. Aliás, sem cobertura foi a versão preferida do pessoal de casa e minha também.

Reservei alguns então, e cobri com fondant os demais.

Petit Fours Prestígio com fandant de chocolate

Fondant de chocolate

Petit Fourscom fondat tradicional

Fondant tradicional

Preciso ressaltar que não gostei muito do resultado. O fondant não endureceu depois e também é extremamente doce, deixou os petit fours um pouco enjoativos.

No entanto, se é pra servir como uma das opções de doce numa festa, ficam lindos para enfeitar a mesa, pois dá pra tingir o fondant com praticamente qualquer cor – é só ter o corante 😛

Minha próxima tentativa será usar ganache de chocolate como cobertura, pra ver se fica menos enjoativo. Ou mesmo testar uma receita original de Lamington.

Petit Fours

E vocês, conheciam os Lamingtons? Já fizeram esse tipo de petit fours?

Beijos e até mais!

Bolo de Libra (Pound Cake)
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo Total
 
Autora:
Tipo de Receita: Bolo
Ingredientes
  • 250 gramas de manteiga
  • 250 gramas de açúcar cristal
  • 250 gramas de ovos (ou 5 ovos)
  • 250 gramas de farinha de trigo
  • Essência se desejar (eu não utilizei nenhuma)
Modo de Preparo
  1. Bater o açúcar com as gemas até que fique claro.
  2. Acrescentar a manteiga derretida, morna. Bater.
  3. Bater as claras em neve.
  4. Acrescentar metade da farinha e misturar delicadamente.
  5. Acrescentar metade das claras, misturar delicadamente.
  6. Acrescentar o restante de farinha e misturar delicadamente.
  7. Acrescentar a outra metade das claras, delicadamente.
  8. Colocar em uma forma untada e enfarinhada.
  9. Assar a 200ºC até que doure ou teste com um palito no centro do bolo e veja se saia limpo.
  10. Esperar esfriar para utilizar.

 

Deixe uma resposta