Crochê,Inspirações

Eu sei fazer [complete aqui], e agora?

Estou escrevendo esse post no ano de 2020 para comemorar o Dia Internacional do Crochê que é hoje, dia 12 de Setembro.

Esse foi um ano que não foi fácil para ninguém. Para algumas de nós mais, outras menos. Financeiramente, psicologicamente, emocionalmente. Uma montanha-russa de emoções o ano inteiro. Cada uma de nós enfrentou e está enfrentando uma necessidade diferente e foi observando isso que pensei nesse post.

A ideia é compartilhar com você algumas ideias para colocar em prática alguma coisa que você sabe fazer. Pode ser qualquer coisa: jardinagem, cozinhar, costurar, desenhar… Eu vou usar como exemplo o crochê, pois esse é o tema do blog e da maioria dos posts e também o que mais gosto de fazer. Mas como eu disse, você pode encaixar aqui o que você sabe fazer e até mesmo se está pensando em aprender algo novo.

As ideias que vou dar aqui não são apenas para quem quer ganhar dinheiro mas também para quem quer fazer algo diferente com o seu hobby, sem necessariamente ser uma fonte de renda principal. Vamos lá?

Compartilhar

Compartilhe as suas criações na internet! Tem feito suas peças de crochê em casa, para passar o tempo no final de semana? Não vive de vender as peças mas tem crochê espalhado pela casa e dá de presente pra família e pros amigos?

Se você usa as redes sociais, até mesmo o WhatsApp, você pode tirar fotos das peças e postar. E acredite em mim: não precisa ser nada elaborado como a gente vê por aí. Você só precisa de uma boa luz (uma janela, por exemplo) e lembrar de limpar a câmera do celular (é sério! passe um paninho na lente antes de tirar as fotos sempre, faz toda diferença). Pegue a peça que quer fotografar, prepare o telefone, coloque em um local com bastante luz e simplesmente experimente com vários ângulos. Você pode tirar dezenas de fotos, de cima, de baixo, de lado. Faça disso um processo leve, vá descobrindo o melhor ângulo. Quando achar que a foto está boa, compartilhe na sua rede social preferida ou no status do WhatsApp mesmo. É uma ótima forma de se distrair, passar o tempo e de quebra aprender a fotografar.

Doar

Eu gosto muito de ações voluntárias e acho que, se isso é algo importante para você também, vale a pena criar as peças para doar. Todos os anos nós temos diversas campanhas de doação de agasalhos, por exemplo. Se você faz roupas de crochê, tricô ou costura, está aí uma ideia. Brinquedos também são ótimos e fazem a alegria das crianças nas creches, orfanatos e associações relacionadas.

Ensinar

Se você tem um ateliê ou uma base sólida de clientes para vender suas peças, considere oferecer cursos. É uma ótima maneira de aumentar a renda com menos esforço do que criar peça por peça. Mas se você faz crochê como hobby, tem um tempo livre e é boa em explicar a técnica, isso pode ser uma boa ideia também. Nesse caso as aulas podem ser gratuitas, pagas com preço simbólico ou com valor cheio (por que não?), você pode usar o dinheiro como renda extra para comprar as linhas ou doar o valor para sua instituição de escolha. Além disso, ensinar é a melhor maneira de aprender e também de conhecer pessoas novas. E não se esqueça, atualmente temos diversas opções para ensinar à distância, pelo celular mesmo em aulas particulares, um canal no YouTube ou outra rede social.

Vender

Vender, é claro, é o mais importante para quem está buscando uma renda extra e transformar o crochê em negócio. Estou falando aqui das peças, mas a ideia de oferecer cursos é boa de se considerar também. Eu posso fazer um outro post totalmente dedicado a como vender as peças pela internet, mas algumas dicas básicas: você precisa dedicar um tempo para tirar boas fotos e você precisa aprender a calcular o preço do seu produto corretamente. Além disso, a melhor estratégia que eu acho é escolher um tipo de produto e focar nele: serão roupas, para bêbes ou adultos? Peças de decoração, quais? Sousplats? Tapetes? Flores? Assim você se especializa mais rápido e passa a ser conhecida pelo produto.

Mas vender as peças é uma coisa óbvia, né? Outra coisa que poucas pessoas pensam é que você também pode vender as suas próprias receitas! É boa em traduzir as instruções das peças que você cria para o papel? Essa pode ser uma boa e existem boas plataformas para vender os arquivos digitais, como Elo7, Hotmart ou Eduzz. E no tópico anterior eu também dei a dica dos cursos, ótima para quem já crochetou muito nessa vida e gostaria de passar isso para mais pessoas.

Se você não faz crochê mas tem outro hobby, eu espero que essas ideias tenham te inspirado também. Me contem nos comentários!

Muito crochê e ideias para vocês nesse Dia Internacional do Crochê e nos vemos no próximo post.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.