Acompanhe o passo a passo do motivo de crochê Beth e a história que inspira esse post. Me conta: quais as suas histórias com o crochê?
Lá pelos idos dos anos 70 eu ia muito para a casa da minha avó em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais. Foi com ela que aprendi a crochetar, mas o motivo de hoje tem outra história.
Na mesma cidade moravam outros parentes e amigos da família. Uma delas era a Beth. Eu costumava esperar que ela chegasse da escola para ir na casa dela, e lá a gente ficava conversando enquanto Beth crochetava. Nessa época ela já sabia os pontos e receitas, e eu ainda não.
Eram tempos rígidos, as nossas mães não paravam, e não podiam nos ver paradas também. Num desses dias, a mãe de Beth a pegou deitada com seu crochê e lhe tascou um belo elogio: “menina preguiçosa!” – mas não podemos negar, para nós eram mesmo tardes tranquilas e preguiçosas, em meio a fios e histórias.
Um tempo atrás, já com filhos criados e aproveitando tardes tranquilas agora conquistadas, voltei à casa de Beth, e foi dessa vez que ela me ensinou esse motivo de hoje. É um motivo rápido de tecer, os pontos simples, no entanto, revelam detalhes delicados.
Espero que gostem do motivo Beth. Como vocês podem imaginar, recomendo como projeto para tardes tranquilas, e as toalhinhas podem ser usadas para enfeitar a mesa pro café da tarde.
Para adaptar o motivo de crochê Beth e fazer uma peça maior, como sousplats e toalhas de mesa, basta repetir o ponto Leque antes da última volta com pontos picô. Por outro lado, para terminar a peça em tamanho menor, servindo por exemplo para um porta copo, logo após a volta #5, salte todas as voltas e vá direto à volta #12.
Eu usei um barbante antigo que estava perdido aqui em casa, não vou saber o nome, mas ele tem 5 fios. A agulha foi a de 2,5mm. Se achar muito rústico usando barbante, uma linha mais fina traria um ar mais delicado à peça. Para saber mais sobre diferenças dos efeitos das linhas acesse esse post aqui e esse outro aqui.
Motivo de Crochê Beth
Materials
- Agulha de crochê: 2,5 mm
- Linha: Barbante com 5 fios ou equivalente para o tamanho da agulha
- Tesoura
- Agulha de tapeçaria para arrematar
Técnicas
- Anel mágico, repetição de ponto fantasia, ponto picô.
Pontos utilizados:
- Corr – correntinha
- Pbx – ponto baixíssimo
- Pb – Ponto baixo
- Pa – ponto alto
- Pad – ponto alto duplo
- Leque: Durante todo o motivo nós vamos repetir o ponto fantasia Leque = 3 pa, 2 corr, 3 pa. Quando o ponto Leque estiver no início da carreira, o primeiro ponto alto é formato por 3 correntinhas.
Instructions
Faça o anel mágico.
Volta #1: 24 pa, unir com pbx.
Volta #2: 3 corr, 1 pa nos próximos 2 pontos, *3 corr, 1 pa nos próximos 3 pontos* 7 vezes, pbx.
Volta #3: 2 pbx até a alça de corr, *Leque na alça de corr, 2 corr* 8 vezes, pbx.
Volta #4: 2 pbx até o meio do leque, faça *1Leque nas corr do leque da carreira anterior, 2 corr, 1 pb nas corr, 2 corr* 8 vezes, pbx.
Volta #5: 2 pbx até o meio do leque, repetir #4.
Volta #6: 1corr, 1pb, *7 corr, 1 pad no pb da carreira anterior, 7 corr, 1 pb no meio do Leque* 8 vezes, na última repetição, não fazer o pb, juntar as corr com pbx no pb do início da volta.
Volta #7: 3 corr, 7 pa no arco de corr, *8 pa em cada arco de corr da carreira anterior* 15 vezes, pbx na 3ª corr.
Volta #8: 10 corr, saltar 4 pontos, *1 pa nos próximos 3 pontos, 7 corr, salta 4 pontos* 15 vezes, 1 pa no próximo ponto, 1 pa no mesmo ponto das corr, pbx na 3ª correntinha do início.
Volta #9: 1 pbx na alça de corr, *Leque, 3 corr* 16 vezes, pbx.
Volta #10: 2 pbx até o meio do leque, faça *1 Leque nas corr do leque da carreira anterior, 2 corr, 1 pb nas corr, 2 corr* 16 vezes, pbx.
Volta #11: 2 pbx até o meio do leque, faça * 1 Leque nas corr do leque da carreira anterior, 2 corr, 1 pb no pb da carreira anterior, 2 corr* 16 vezes, pbx.
Volta #12: 2 pbx até o meio do leque, *3 pontos picô no meio do leque, 4 corr, 1 pb no pb da carreira anterior, 4 corr* 16 vezes, pbx.
Arremate.
Para mais inspirações de crochê, siga a pasta Crochê Brasil no Pinterest. E se quiser contribuir com o grupo, é só deixar um comentário nesse post.