Ler crochê em inglês sem saber o idioma
Crochê

Como ler crochê em inglês sem saber o idioma?

Olá! Esse post é pra você que acha aquela receita de crochê que parece maravilhosa, mas ela está em inglês. Nesse post vamos aprender os pontos básicos e os principais termos de crochê em inglês e também a como entender se você está com agulha e linha certas para o projeto.

A um tempo atrás eu me vi na seguinte situação: passeando pelo Pinterest, encontrava receitas e gráficos maravilhosos de crochê, de peças que nunca tinha visto antes. Então ia atrás para baixar… e era em inglês. Tentava encontrar uma versão em português ou um vídeo, mas simplesmente não conseguia.

Nessa época eu apenas salvava a imagem na minha conta do Pinterest, na esperança de algum dia conseguir fazer. Por falar nisso, eu criei o painel Crochê Brasil para que nós, crocheteiras brasileiras, pudéssemos salvar nossas inspirações. Clique aqui e siga para poder acompanhar centenas de receitas e inspirações!

Bem, a solução desses casos era aprender a ler as receitas em inglês. Então um dia, quando encontrei uma receita de um sapatinho lindo que nunca tinha visto em português, tirei um tempo e fui aprender as traduções.

Para começar: eu preciso saber alguma coisa de inglês?

Não! A ideia desse guia é justamente ajudar quem não entende nada de inglês. E acredite! É possível! Tudo que você vai precisar é de separar um tempo para pegar o jeito da coisa.

Eu sugiro imprimir as tabelas e a receita ou gráfico em inglês e ir rabiscando os pontos em português a medida que vai identificando-os pela receita.

Então, prepare seu caderninho de anotações e vamos lá.

Primeiros passos: crochê americano e crochê britânico

A primeira coisa que você precisa saber é que existe diferença entre os termos de crochê dos Estados Unidos (U.S.) e no Reino Unido (U.K.). Então é preciso antes de tudo saber em qual versão do inglês a receita está.

Para nossa alegria, apenas o inglês americano usa o termo “single crochet” ou na abreviação “sc” (ponto baixo, veremos logo mais em detalhes). Então, logo que você pegar uma receita, procure esse termo ou abreviação e você saberá que ela está no inglês americano. Se não encontrar, ela está no inglês britânico.

Escolhendo agulha e linha

Após identificar o inglês, vamos aprender sobre o tamanho das agulhas, que também é diferente. Veja na imagem as correspondências.

Agora, sobre qual linha usar é o mais complicado, pois as marcas que tem lá fora não são iguais às daqui. O que eu faço e sugiro é que, ao identificar a agulha usada na receita, pegue uma linha nacional compatível com ela. Normalmente na própria embalagem da linha vem informando a agulha ideal 😉

Você pode começar com um pequeno projeto para ver se a linha se adequa mas, particularmente, eu recomendo que você faça a amostra ou “gauge” da receita.

A amostra ou molde em inglês é chamado “gauge”. Se buscar pela palavra “gauge” na receita, veja a indicação de tamanho que ele deve ter, e replique com a linha escolhida pra saber se vai dar certo.

Por exemplo, se o “gauge” pede “24 dc x 13 rows = 4” x 4” (10 x 10 cm)” isso quer dizer que 13 carreiras (13 rows) com 24 pontos altos (24 dc) em cada carreira deve resultar em um quadrado de 10 por 10 centímetros (4” x 4” polegadas). Ou seja, se a linha e a agulha que você escolheu estiverem corretas, o “gauge” também estará.

Normalmente, apenas usar a linha indicada pra cada agulha já é suficiente pra acertar. Se a diferença for pequena, tente ajustar a tensão que você está dando na linha.

Pontos básicos de crochê em inglês e principais termos

Após identificado agulha e linha, veja na imagem abaixo o nome que recebem os principais pontos de crochê.

Além desses pontos básicos, eu compilei também os principais termos que serão muito úteis para acompanhar uma receita escrita.

Com essas informações, você poderá acompanhar centenas de receitas. Lembre-se que no início não é fácil, é como aprender qualquer habilidade. Mas com um pouco de prática você vai pegar o jeito e entender os termos de crochê em inglês não será mais um problema.

Saiba também como fazer sua paleta de cores para trabalhos em artesanato e até mesmo para a identidade visual do seu ateliê nesse post aqui.


Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.