Você conhece a planta do café, responsável por essa bebida diária que tanto amamos? No post de hoje trouxemos curiosidades sobre o cafeeiro, sua origem, além de suas características biológicas e curiosidades. Faça sua xícara de café e acompanhe!
Origem da planta do café
A história do café é muito antiga. Segundo pesquisadores sobre o assunto, descobriu-se que o cultivo da planta do café começou na Etiópia, por volta do século IX. Depois, com a chegada de colonizadores, essa planta começou a ser espalhada para outras regiões e continentes do mundo, ganhando muitos adeptos a bebida.
Um fato interessante é que no início, após a chegada da planta na Arábia, muitos a viam como algo milagroso, sendo elevado o seu papel dentro da sociedade árabe. A bebida do café era bastante utilizada para fins medicinais na cura e combate de doenças (saiba mais sobre os benefícios do café clicando aqui).
Mas, você pode estar se questionando como as sementes do café conseguiram chegar ao Brasil?
Pois bem, de acordo com o que se tem na história, a planta foi introduzida no Pará pelo militar Francisco de Melo Palheta. Os primeiros cultivos não deram certo, devido ao clima da região, logo foram descendo com as sementes até encontrar um clima propício para o cultivo da planta, no caso a região sul e sudeste do país.
Curiosidades sobre o cafeeiro
Para quem tem curiosidade em saber informações biológicas sobre o café, aqui vão algumas delas.
Por exemplo: você sabia que o café, ou melhor dizendo, o cafeeiro, é na realidade um arbusto? Isso mesmo, ele é um arbusto da família Rubiaceae, o qual pertence ao grupo dos Coffea, que aliás é o seu nome científico.
O seu cultivo e produção se dá muito bem em locais onde há um clima mais tropical e temperado, como é o caso do Brasil.
E saiba você que não existe apenas uma espécie de café, na realidade existem centenas delas, mas a que consumimos mesmo em nossa rotina são apenas duas espécies, sendo elas: a arábica e a robusta (ou canéfora).
Elas possuem algumas diferenças entre si, como o fato da espécie robusta ser mais sensível, se comparada a espécie arábica, que tende a ser mais resistente. Porém, a grande diferença que podemos observar inclusive durante o consumo, é que a espécie robusta costuma ter um sabor mais adocicado, enquanto a outra é mais amarga e bem forte.
Curiosidade para quem ama café
Se você chegou até aqui é porque certamente ama tomar café em suas várias formas. Trouxemos mais quatro curiosidades sobre o cafeeiro para você aproveitar:
- A segunda bebida mais consumida, de acordo com pesquisas, é o café, ele só perde a primeira posição para a água;
- Não se tem uma certeza da história que deu origem ao nome “café”, mas pelo que tudo indica, essa palavra surgiu devido ao nome do lugar aonde nasceu essa planta, a região de Kaffa, na Etiópia. Entretanto, tem outra lenda que diz que veio de uma palavra árabe onde o significado é vinho, essa palavra seria qahwa. É meio difícil confirmar qual das duas é real e verdadeira, mas segue como uma curiosidade para vocês;
- O preparo do café é bem diferente em cada país. Existem localidades, como o Japão por exemplo, que servem essa bebida gelada. Já outros, misturam com especiarias, como é o caso do Oriente Médio. Enquanto que na Alemanha encontramos pessoas adoçando os seus cafés com chantilly e às vezes leite condensados;
- Mais uma curiosidade para vocês é que existe um método de adivinhação onde se utiliza a borra do café para ler o futuro, essa prática é conhecida como Cafemancia.
Esperamos que tenha gostado de aprender um pouco mais sobre essa planta tão famosa aqui em nosso país e se tiverem mais curiosidades sobre o café, comenta aqui embaixo!
Referências:
https://revistacafeicultura.com.br/?mat=64076
https://www.graogourmet.com/blog/conheca-origem-do-cafe-e-sua-historia/
Conheça a Planta do Caféhttps://www.graogourmet.com/blog/nome-cientifico-do-cafe-e-suas-especies/