Você costuma tomar café solúvel? É bem provável que sim, já que ele costuma ser a bebida mais prática de se fazer, principalmente se estamos com pressa, além de você ter a possibilidade de levá-lo para qualquer lugar.
Mas, por um acaso, você sabe como surgiu essa ideia de café solúvel? Sabe como é produzido? Hoje iremos desvendar alguns mistérios dessa bebida.
Descubra como surgiu o café solúvel
Algumas pessoas já conhecem a história da planta do café, que veio da Etiópia para o mundo, entretanto, o que poucos sabem é que a ideia inicial do café solúvel partiu dos brasileiros. Surpreso com essa notícia? Acredito que sim, pois essa não é uma informação muito divulgada.
De acordo com o que se conta é que por volta de 1920, o Brasil estava com uma produção muito grande de café. Porém isso não era algo positivo, já que com a produção em massa o preço começou a cair, assim os grãos começaram a perder o seu valor internacionalmente.
Mas não somente o valor, havia o perigo de perder o produto por conta do tempo que ficaria estocado, afinal, os grãos poderiam estragar e não seria nenhuma vantagem aos produtores de café.
A ideia então foi ir até a Suíça, falar com Louis Dapples, dono da Nestlé. Os brasileiros foram até lá pedir para que ele começasse a fabricar café em cubos que fossem mais duráveis e capazes de conservar o sabor e aroma natural da planta.
Daí então iniciaram as pesquisas e encontraram um meio de conservar o café por mais tempo, acrescentando hidratos de carbono. A partir da ideia dos brasileiros surgiu, assim, o café solúvel que conhecemos hoje.
Saiba como é feito o café solúvel
Vamos tentar resumir o processo de como é feito o café solúvel. A primeira coisa que acontece é a imersão do café em uma água bem quente, mais especificamente em 180°C. O café será filtrado em uma máquina, como se fosse uma cafeteira gigante.
Ao final dessa etapa você terá um líquido parecido com a borra do café que fica no coador. Pois bem, procede-se com a secagem desse líquido, que pode ocorrer de duas maneiras distintas: através de congelamento ou por meio de pulverização.
Por fim, teremos o café solúvel. Claro que esse processo é bem mais complexo e exige um maquinário industrial para acontecer, porém, como já mencionamos, essa é a forma resumida de explicar como ele é feito.
Lembrando que aqui no Brasil é proibido o acréscimo de aditivos ou conservantes no café, por isso fique sempre de olho na embalagem do produto.
Qual o melhor?
É difícil dizer qual é o melhor dos produtos de café solúvel disponíveis no mercado, já que existem muitas marcas e cada uma delas com suas características particulares. Além disso o preço dos produtos varia bastante, o que interfere na hora da compra.
Se fizer uma pesquisa rápida pela internet, você poderá encontrar marcas de café solúvel a partir de R$ 4,00 e algumas chegando a custar certa de R$ 80,00. Essa variação é devido ao processo e ao tipo de grão utilizado na fabricação daquele determinado café.
Mas precisamos falar que as marcas mais famosas e vendidas de café solúvel são o Nescafé, a marca Native e a Starbucks. Caso queira experimentar, são opções que recebem sempre avaliações positivas de grande parte dos compradores.
Referências usadas nesse post:
https://reviewcafe.com.br/reviews/melhores-cafes-soluveis/
https://blog.ucoffee.com.br/cafe-soluvel/#Afinal_como_o_cafe_soluvel_e_fabricado
https://super.abril.com.br/saude/como-surgiu-o-cafe-soluvel/