Se vocês já começaram a organizar o casamento, tenho certeza que já se depararam com as escolhas sobre os itens de papelaria do grande dia. Certamente, o convite de casamento é o mais importante, e vocês podem simplesmente optar por se concentrarem apenas nele.
No entanto, se estão buscando personalizar sua festa, a papelaria pode ser um jeito fácil e econômico para deixar a festa com a cara dos noivos.
Não importa se vocês estão dispostos a investir menos ou mais nesse item. O importante é que todos os itens harmonizem entre si com a identidade visual do casamento. Dessa forma, mesmo se você imprimir alguns dos itens na impressora de casa, ou na papelaria, ou enviem para impressão profissional, tudo estará coeso e comunicando entre si.
E como fazer todos os itens de forma fácil e ainda garantir que toda a papelaria esteja harmonizada? Eu te digo já já, mas antes, vamos ver alguns dos itens que eu considero importantes para o grande dia.
Salve a Data (Save the Date)
O Save the Date é um item que eu vejo ser mais comum em casamentos gringos, apesar de já ter muita inspiração no Pinterest para essa peça aqui no Brasil. Nada mais é do que um pré-convite, uma nota informal de que o casamento foi marcado.
Se vocês darão uma festa de noivado, podem entregar o Save the Date para os convidados na festa. Se não, além de entregar pessoalmente, podem manter esse item digital e enviar por mensagem, postar nas redes sociais, WhatsApp ou e-mail. Ou seja, enviar para as pessoas que vocês queiram que saibam do casamento.
Aqui na loja do blog tem o modelo que eu fiz para o meu casamento. O download é gratuito e vocês só precisam adicionar os nomes, data e local. Caso queiram personalizar mais, tem também opções de download pago. Deêm uma olhada!
Convite de Madrinhas e Padrinhos
Para mim, o convite para madrinhas e padrinhos é um toque de carinho para as pessoas que vocês escolheram estarem próximas de vocês, nesse dia e na jornada do casamento.
Pode ser uma nota simples, ou algo mais elaborado com inspirações para o grande dia. Normalmente, é um jeito delicado de informar caso haja um código de vestimenta para madrinhas e padrinhos estarem combinando entre si. Informações importantes podem estar adicionadas, como a hora que precisam chegar no local da celebração, contato do cerimonial, enfim! A sua imaginação é o limite.
Eu e meu marido entregamos convites para nossas madrinhas e padrinhos e postei aqui no blog como foi, caso vocês queiram se inspirar!
Convite de Damas e Pajens
Funcionando do mesmo modo que o convite de madrinhas e padrinhos, um convite para damas e pajens é outro mimo para pessoas especiais. Direcionado às crianças, mas que pode conter informações para os pais também. Se a criança ainda não lê, você pode concentrar em imagens fofas e no conteúdo do convite.
Veja como foi o convite de damas e pajens do meu casamento aqui.
Menu
Como amante de tudo envolvendo a cozinha, eu acho que colocar o menu escrito do casamento o item de papelaria mais moderno dessa lista. Principalmente com as necessidades alimentares sendo diferentes de pessoa pra pessoa, vocês podem identificar os itens no menu caso tenha entre seus convidados vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose ou ao glúten, por exemplo.
É também um toque de carinho aos convidados e, claro, informa às pessoas as opções disponíveis para que as pessoas escolham o que mais gostar. O melhor de tudo é que não precisa ser de maneira nenhuma rebuscado. Uma lista com as opções de comida e bebida, na fonte de letra escolhida para a identidade visual, e está pronto para ser impresso.
Tag de Agradecimento
A tag de agradecimento vai junto à lembrancinha do casamento, é pequena, pode conter a mesma frase que vocês escolheram para o convite, o nome e a data. Como é o item que tem mais probabilidade de ser jogado fora rápido, eu optei por fazer em papel semente. Depois do casamento, recebi várias fotos das margaridas plantadas pelos convidados depois da festa <3
Convite do Casamento
O convite é o item mais importante do casamento. Ele deve dar o tom da festa, se será mais refinada ou despojada. Deve estar totalmente de acordo com a identidade visual do casamento. Você pode inclusive definir a identidade do casamento a partir de um convite que goste, apesar de que eu ache mais ideal desenvolver o convite após definir a paleta de cores do casamento.
Atualmente tem diversas opções e modelos prontos para comprar e baixar direto online, principalmente no site da Elo7 ou Mercado Livre. No entanto, se vocês, ou um de vocês, tiverem jeito pra coisa e um pouco de paciência, dá pra criar o próprio convite usando a ferramenta que vou indicar mais pra frente no post, o Canva.
Identidade Visual é tudo
Então vocês definiram a papelaria que vão precisar pra todas as etapas do casamento. Como garantir que tudo esteja coerente?
Identidade visual do casamento é a chave. Tenham a certeza de escolher a paleta de cores, elementos gráficos, fontes e o estilo geral do casamento antes. Assim será muito mais fácil criar e definir o restante da decoração do casamento, incluindo os itens da papelaria.
E por quê? Quando você tem um estilo definido, não é preciso perder tempo olhando milhões de opções que não combinam. É muito mais fácil filtrar os modelos existentes e escolher aquele que mais combina com o que já está definido. Por exemplo, se seu casamento é mais despojado, não faz sentido olhar convites rebuscados, por mais bonitos que sejam.
Tenha a certeza de definir o estilo do seu casamento logo de início, e eu te garanto que vai facilitar muito o restante da sua organização.
Tem um post aqui no blog, que não é relacionado com casamento, mas que dá o passo a passo de como pensar e fazer uma paleta de cores, já facilita bastante se vocês estão começando do zero!
Ferramenta online e gratuita para criar os itens da papelaria do casamento
Tendo tudo definido, uma ferramenta que usei, e inclusive uso aqui no blog, é o site Canva.
É um site gratuito, o cadastro é supersimples. Ele já vem com centenas modelos gratuitos e prontos, é só escolher a categoria. Para vocês terem um exemplo, praticamente todas as imagens aqui do blog são feitas no Canva.
Eu fiz todos os itens de papelaria do meu casamento e posso afirmar que, apesar de não ser tão fácil quanto comprar pronto (claro), há uma grande economia e vocês tem o controle de cada detalhe.
Para dar o acabamento final profissional aos itens que serão impressos, invista em um papel de gramatura maior do que as folhas A4 comuns. Escolha também uma gráfica ou papelaria de confiança.
E o mais importante! Faça tudo com antecedência, pra vocês não sentirem que precisam tomar decisões apressadas sobre os detalhes. Mas principalmente, para poder ter tempo hábil caso surja algum imprevisto no caminho.
Gostaram desse post? Espero que os ajude a tomarem decisões sobre a papelaria do casamento e outros detalhes do casamento. Nos vemos no próximo 😊