Inspirações

Dicas Úteis para um Final de Ano sem Estresse

Outubro veio e foi e o fim de ano já está praticamente na nossa porta. Não sei se já falei por aqui, mas eu amo essa época do ano. No entanto, sem organização é quase certo que o período de festas pode se tornar um pesadelo. Por isso, no post de hoje vou trazer algumas dicas que eu faço para ter um final de ano sem estresse, pronta para aproveitar o tempo em família.

Faça um balanço do ano

Normalmente a clássica frase de fim de ano é o item seguinte dessa lista. Porém, antes das metas pro ano seguinte, é essencial revisitar o ano que acaba, rever a lista de metas pro ano e fazer um balanço do que deu certo e do que não deu.

Normalmente, não conseguimos cumprir uma meta porque ela provavelmente estava exagerada, fora da realidade ou precisava de alguns passos antes, que nos esquecemos de incluir.

Por isso, revisar as metas que nos propomos no início do ano não serve apenas para ver o que foi e o que não foi, mas para termos uma ideia do que precisamos fazer no ano seguinte, ajustando nossas expectativas com o que é possível alcançar em termos de tempo, dinheiro e esforços.

Comece a definir metas para o ano seguinte

Agora sim, após o balanço do ano presente é hora de começar a pensar no ano seguinte. A minha dica é fazer uma primeira lista livre com tudo o que vem à mente. Depois disso, avalie a prioridade de cada uma, levando em conta aspectos como: tempo disponível, esforço que você está disposta a investir, se precisa também de algum recurso financeiro.

Por exemplo, se quer ter uma alimentação melhor, é preciso se organizar para cozinhar em casa. Se quer viajar mais, é preciso se organizar para os feriados, e também financeiramente. Se quer expandir sua marca craft, fazer mais crochê, aprender novas técnicas, você vai precisar aprender mais sobre administração, assistir vídeos ou cursos com as técnicas que quer aprender, fazer as peças iniciais para calcular custo e valor (se não sabe a diferença entre esses conceitos, acesse esse post aqui). Enfim! Tudo exige preparação, planejamento. Leve isso em consideração ao estabelecer novas metas para o ano seguinte.

Tenha um Orçamento

Se você é do tipo que não sabe como andas suas finanças, essa dica pode ser muito boa para você aproveitar a oportunidade e dar atenção à sua conta bancária.

Ter um orçamento para o final de ano é essencial. Seja para presentear família e amigos, contribuir com a ceia de Natal ou comprar a entrada da festa de Reveillón. Você escolhe! A questão é que, sabendo o quanto você pode gastar, você elimina aquele estresse e ansiedade com a fatura do cartão.

Faça listas: de presentes, de compromissos, de mercado

Listas! Quem não gosta?

Tendo o seu orçamento em mãos e uma lista (de presentes, compromissos) fica tudo mais fácil para você se organizar e ajustar o valor máximo de cada item. Desse modo, você alcança o que deseja para as festas de fim de ano e não fica desesperada com a fatura de janeiro.

Você também pode fazer listas com as coisas que precisa para a ceia de Natal ou de Reveillón. Por exemplo, o que precisa comprar, quando terá tempo para ir ao mercado, o que precisa de decoração, e por aí vai.

Creio que a mensagem mais importante é, para um final de ano sem estresse, planejamento é a palavra e as listas são ferramentas essenciais nesse processo.

Planeje um tempo para você

Por último, mas não menos importante. Aliás, eu diria que é a dica mais importante dessa lista. Geralmente temos a tendência de esquecermos de nós mesmas quando começam a surgir muitos compromissos que nos demandam externamente.

Assim colocamos algum projeto pessoal de lado, paramos de ir à academia, de assistir o programa de TV preferido, diminuímos as horas de sono… tudo com a promessa de que ano que vem retornaremos à rotina.

Tente não fazer isso! Planeje – novamente, essa palavra é tudo – seus momentos de descanso, nem que sejam apenas 15 ou 30 minutos na semana. Mas aquele tempo dedicado somente a você mesma, como uns minutos de tranquilidade, uma pequena meditação, ler um livro ou fazer aquela peça de crochê que você está querendo experimentar faz tempo e nunca consegue.

Tenha em mente que não adianta chegar na época das festas completamente exausta, sem ânimo para a melhor parte que está por vir.

Vou terminando por aqui mas me contem nos comentários se gostaram desse tipo de post, tá bem?

Não esqueça de seguir o blog nas redes sociais: Instagram e Pinterest.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.