Olááá minha gente!
Estava esses dias folheando algumas revistas antigas aqui de casa, e essa edição especial da Mon Tricot, apesar do título, foi toda dedicada ao crochê.
Ela é tão antiguinha que nem tem a data, e foi comprada na época por cruzeiros. Apesar da moda recente dos amigurumis e outras técnicas terem entrado com tudo no mercado brasileiro, eu confesso que sou muito fã de trabalhos mais tradicionais, e pensei em revisitar alguns com linhas mais modernas, disponíveis no Brasil.
O motivo de hoje então é esse Motivo Pascal, que se você tiver essa revista, você encontra na página 46.
Transcrevo a seguir a receita e em parênteses você encontra possíveis modificações que eu possa ter feito.
Legenda dessa receita:
corr. – correntinha
pbx. – ponto baixíssimo
pb. – ponto baixo
pa. – ponto alto
-
-
- intervalo de repetição
-
Passo a passo da receita
Material: usei linha Duna da Círculo e agulha nº 3.
- Fazer um círculo com 6 corr., rematar em pbx.
- Fazer 2 corr., 23 pa. no círculo, rematar com 1 pbx. na 2ª corr.
- Fazer 4 corr., 1 pa. no mesmo ponto do pbx. da carreira anterior, 1 corr., pular 2 pontos, 1 pa., 2 corr., 1 pa. no ponto seguinte, 1 corr. repetir 7 vezes, rematar com 1 pbx. na 2ª corr.
- Fazer 2 corr., 1 pa., 2 corr., 2 pa., 1 pb. na corr. separando o pa., 2 pa., 2 corr., 2 pa., 1 pb na corr. (repetir 7 vezes), rematar com 1 pbx na 2ª corr.
- Fazer 3 pa., 1 corr, 3 pa, 1 pb de cada lado do pb da volta anterior repetir 8 vezes, rematar.
A receita original acaba aqui, mas eu achei que ficou melhor acrescentando um acabamento em ponto baixíssimo. E resultado final foi esse:
Eu achei esse motivo simples e rápido de fazer, e dá pra alternar diversas cores para conseguir efeitos diferentes. Ele também pode ser adicionado a tapetes e mantas. Ou você pode fazer uma manta com vários deles. Deve ficar bonito também em um barbante mais grosso, mas isso é coisa para se testar em outro post 😉
E aí, o que acharam?
Me falem nos comentários se vocês também gostam de receitas de crochê mais antiguinhas 🙂