motivo de croche marcia
Crochê

Crochê com história: motivo Márcia

Na nossa série Crochê com História de hoje temos o motivo de crochê Marcia, que recebe o nome da minha mãe pois foi ele um dos primeiros que ela aprendeu com a sua avó.

A família da minha mãe tem suas raízes na cidade de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. Foi lá que minha avó foi criada com os irmãos, em meio a muito trabalho. Eu não conheci minha bisavó, mas ela é lembrada com carinho pela minha mãe e minha madrinha, e as histórias são muitas.

Uma dessas histórias é do costume da minha bisavó de sentar no batente da porta da frente após o almoço para crochetar. Numa cidade do interior a 40 anos atrás esse também era o momento de “ver o movimento da rua” e conversar com os conhecidos que passavam.

Minha mãe e os irmãos iam sempre à casa da avó. Minha mãe sempre acompanhava a avó nessas tarde, e foi numa dessas vezes que ela começou a aprender o crochê. Minha mãe conta que a avó ensinava bem, mas não tinha paciência quando ela fazia os pontos errados. Nessas horas, ela desmanchava o trabalho inteiro para que ela começasse de novo. E de novo. E de novo.

E assim ia, até o final da tarde, quando enfim as agulhas descansavam e era hora de preparar a sopa do jantar – em uma panela de ferro que minha mãe herdou e usa até hoje.

motivo de croche marcia

O motivo de crochê Marcia era a peça principal de uma colcha que minha bisavó fazia de encomenda. Ela era composta por longas tiras desse motivo, unidas por um entremeio. É uma pena que não temos uma dessas mantas para mostrar. A que tinha na casa da minha avó se desfez a uns anos atrás, pelo tempo de uso.

Nesse ano a minha mãe replicou o motivo nesse caminho de mesa da foto.

Fica lindo, né?

E o melhor de tudo é que é um motivo super fácil de fazer – apenas uma sequência de pontos altos e correntinhas em fileiras. E sem demoras, vamos à receita? Você pode seguir o passo a passo ou pegar diretamente o gráfico, o que você preferir!

Receita passo a passo motivo de Crochê Marcia:

Gráfico motivo de Crochê Marcia:

motivo de croche marcia

Na foto seguinte temos 3 motivos feitos com linhas diferentes: Duna azul e branca (16×27 cm), lã laranja (18×31 cm) e Barroco cru (20×33 cm). Assim você já pode ter uma ideia da textura das linhas no motivo.

Me conta, gostou do motivo de hoje? Veja outro motivo de crochê com história aqui.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails, deixa nos comentários o que você gostaria de ver por aqui e nos vemos no próximo post!

motivo de croche marcia

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.