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Para que serve e como usar o Pinterest?

Olá! Recentemente eu fiz uma pesquisa com as participantes da lista de e-mails aqui do blog (se você ainda não faz parte, inscreva-se! É lá que eu costumo perguntar sobre novas ideias de post e de outros conteúdos aqui do Uai. O formulário de inscrição está bem aqui na barra lateral do blog). Muitas pediram mais informações sobre o Pinterest, para aprender a usar e tirar o máximo proveito da plataforma.

Nesse post eu vou mostrar os passos iniciais no Pinterest, começando com as possibilidades de uso e entendendo como funcionam as pastas e pins. Vamos lá!

O que é o Pinterest?

Ok, eu imagino que você já tem uma conta no Pinterest e já deslizou pelo feed encontrando uma imagem mais linda que a outra, ou um passo-a-passo que você não tinha pensado antes. Mas como funciona tudo isso?

Tudo sobre pins, repins, pastas . E mais dicas pra quem quer saber como usar o Pinterest pra atrair mais público para seu conteúdo.

Essa é uma visão geral do meu perfil, e você pode acessar a sua clicando na sua foto no canto inferior à direita, como na imagem. Na linha marcada em roxo você pode acessar suas pastas, pins, atividade recente e, arrastando pro lado, seus seguidores e quem você segue.

Cada imagem, ou vídeo, que você vê é chamado de Pin. Um pin é a “foto de capa” que leva a algum conteúdo fora do Pinterest. Todo mundo pode criar um pin, seja quem tem um blog ou site, perfil em outra rede social, ou mesmo você, se encontrar algo interessante nos sites que gosta.

Criar um pin é quando um conteúdo novo é colocado dentro do Pinterest. Isso pode ser feito pelo navegador no computador, com uma extensão que coloca um atalho do Pinterest ao lado da barra de endereço de sites (só funciona para o navegador Firefox e você pode encontrar como instalar aqui https://about.pinterest.com/pt-br/browser-button). Ou então pela função de adicionar do próprio Pinterest, o + marcado na imagem abaixo.

Tudo sobre pins, repins, pastas . E mais dicas pra quem quer saber como usar o Pinterest pra atrair mais público para seu conteúdo.

Um pin é composto de uma imagem, de uma descrição e de um link que leva ao conteúdo original (marcado em roxo na imagem abaixo). As telas abaixo foram tiradas da versão para computador, para facilitar. No celular é semelhante.

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O ato de repinar (atualmente chamado de salvar, em português) é quando você encontra algo que gosta e salva no seu perfil, em uma das suas pastas.

Marcado em roxo temos à direita a opção de salvar, e no meio a opção de compartilhar com seus amigos.

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No celular, é só selecionar e segurar a imagem que a opção de repinar aparece.

Você também pode adicionar uma foto sua a um pin que já existe, caso tenha testado a receita o passo-a-passo.

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As Pastas organizam os pins, e o ideal é que você crie várias pastas com os temas que gosta, e coloque pins de mesmo tema todos juntos. Assim você facilita pra você mesma e também pra quem visita seu perfil. Para criar uma pasta também é só selecionar o + no meio inferior da tela.

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E, além de criar as próprias pastas, você pode seguir pastas individuais de outras pessoas, ou o perfil completo delas.

Algumas dicas legais de saber:

  • Quando estiver em algum blog que você gosta, crie o pin da postagem que você está lendo, e não da página inicial. Assim você ajuda o blog a crescer e compartilha exatamente o que quer no seu perfil. A mesma coisa se você está criando o pin do seu próprio blog.
  • Sempre que puder lembre-se da regra 5 pra 1: para cada 5 repins que você fizer, poste uma coisa nova de algum blog que você gosta. Assim você coloca novas coisas na plataforma e ajuda a deixá-la sempre com novos conteúdos.

Por que usar o Pinterest?

Se você não vai usar o Pinterest profissionalmente, além de ser bem divertido procurar coisas interessantes no feed do Pinterest, ele pode ser usado para organizar suas ideias de duas maneiras diferentes.

A primeira é a tradicional, você cria as pastas, segue pessoas interessantes, procura por inspirações e vai organizando seu feed com o que você quer fazer, com o que acha bonito ou o que acha que outras pessoas – que te seguem – vão gostar.

A segunda é usar como um quadro de organização pessoal, para coisas que você encontra fora do Pinterest e quer guardar pra depois. Não precisa ser necessariamente bonito ou um grande conteúdo, é pra coisas que fazem sentido só pra você. Por exemplo, se você está procurando por receitas para o Natal e quer ter todas organizadas numa mesma pasta para olhar depois. Ou então você quer comprar linhas e materiais online, você pode salvar os pins em uma pasta e voltar para ter uma ideia melhor depois, comparar preços e tudo mais. Ou ainda, você também pode estar procurando itens de decoração, e pode salvá-los juntos para ter uma ideia geral de como ficam juntos. Enfim, as opções são muitas.

Agora, se você tem um site, blog ou mesmo um perfil de outra rede social…

O Pinterest é, pra mim, a melhor plataforma para aumentar drásticamente o seu alcance online. Pense nele como um mecanismo de busca tipo Google, só que super orientado para quem está buscando pelo que você compartilha. É claro que você ainda pode continuar usando o Pinterest para coisas pessoais, mas, se é pra ele ser mais uma das suas redes profissionais, você precisa otimizar seu perfil para essa finalidade.

Para começar as minhas dicas básicas são:

  • Passe seu perfil para a conta Businness. Isso é possível quando você vincula o endereço do seu site à sua conta do Pinterest.
  • Para cada post do seu blog, crie pelo menos uma imagem bem chamativa e que o título da postagem ou uma descrição do conteúdo que a pessoa vai encontrar ao clicar. Infográficos são bem-vindos também. Quando o post do seu blog for ao ar, você cria o Pin diretamente do seu site ou na plataforma do Pinterest como eu mencionei antes aqui nesse post.
  • Para posts que já foram publicados no seu blog, você pode fazer a mesma coisa, não precisa ser apenas para novas postagens.
  • Procure palavras-chave para compor a descrição dos seus pins. No Pinterest, não é preciso usar hashtags como no Instagram. A plataforma entende as palavras-chave de maneira semelhante ao Google. Ou seja, se você está postando uma receita de bolo, você pode querer escrever algo como ‘Experimente essa receita de bolo de chocolate com cobertura de prestígio. Acompanhado de sorvete fica divino!’
  • Procure pastas colaborativas no seu nicho e peça para participar. Assim você compartilha seu conteúdo diretamente para mais pessoas.
  • Siga pessoas relevantes para seu nicho, para acompanhar e se inspirar (não é pra copiar!) com o conteúdo que elas também compartilham.

Existem mais estratégias para usar o Pinterest para crescer seu blog online e, se você se interessa por esse tipo de conteúdo, deixa um comentário abaixo com o que você quer saber mais!

E pra você que vai usar o Pinterest como painel de inspirações, me avisa se precisa tirar mais alguma dúvida!

Ah, e me sigam por lá! É só clicar na imagem abaixo.

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