Café Arábica. Foto de uma xícara de café cheia e rodeada de grãos de café.
Inspirações

O que é café arábica? Tudo que você precisa saber

Beber café todos os dias já se tornou uma rotina na vida de muitos brasileiros. E não é para menos, já que essa bebida é muito fácil e rápida de preparar além de ter diversos benefícios para a saúde e ser bastante versátil, sendo possível criar várias receitas em cima do café.

Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que existem dois tipos de café comercializados nos mercados: a espécie robusta e a arábica. No artigo de hoje vamos falar sobre o café arábica. 

Você vai entender melhor a definição de café arábica, o porquê ele é mais consumido e quais as principais diferenças desse café com as outras espécies.

Origem do café arábica

O café teve origem na Etiópia. E foi de lá que surgiram as primeiras espécies de cafés, as quais seriam espalhados pelo restante do mundo.

Mas comentando de forma mais especifica sobre o café arábica, ele também nasceu dessa região, entretanto o seu nome veio devido aos árabes que ajudaram a transportar e disseminar a bebida do café por todas as localidades.

É preciso dizer que nesse período quem tinha o maior domínio sobre a planta do café era a Arábia. Por isso que essa espécie carrega o nome da região. É claro que com o tempo outros povos conseguiram as mudas da planta e aprenderam o cultivo e assim puderam passar adiante esse conhecimento, que até então era restrito.

Café Arábica. Foto de uma xícara com café, rodeada de grãos de café e um pote com café moído.

O que você precisa saber sobre o café arábica

O café arábica é o mais vendido no Brasil e no mundo, cerca de 70% da fabricação em nosso país é de café arábica. E o seu grande sucesso se dá devido a dois pontos principais: o aroma e o sabor que essa planta oferece no preparo final da sua bebida.

O que se sabe é que esse café tem uma qualidade superior as demais espécies. O seu aroma é mais marcante e intenso. O sabor final que ele oferece é bem encorpado e com um amargor característico da bebida, o que oferece ao nosso paladar um gosto único e muito saboroso.

Aqui no país existem várias regiões que são grandes produtoras desse tipo de café. As principais ficam na região sudeste (MG, SP e ES) e sul (PR).

As principais diferenças entre as espécies robusta e arábica

O café robusta é uma planta que tem maior sensibilidade ao clima, entretanto, quando ela consegue se firmar no solo ela dura por muito tempo. Mas para que isso aconteça é necessário ter um grande cuidado, pois além do clima, ela é bastante suscetível a pestes e insetos.

O ideal é que essa planta seja cultivada em locais onde faça muito frio, ou na sombra ou em altitudes maiores. Sendo um ambiente com baixa temperatura há grandes chances dela se desenvolver bem.

Além disso ela costuma produzir menos cereja, tem menos níveis de cafeína e é considerada mais aromática e adocicada que a espécie arábica.

Quanto ao café arábica. O seu cultivo é mais comum porque ele não tem grandes problemas tanto no plantio quanto durante o seu desenvolvimento. Em sua composição é possível encontrar maiores níveis de cafeína, o que agrada muitos consumidores dessa bebida.

Apesar de ser um pouco mais amarga que a robusta, ela produz muitas cerejas de café e ainda pode ser cultivada em temperaturas mais amenas.

Como preparar o café arábica

Existem algumas boas dicas de como preparar o seu café arábica. Uma delas, que podemos considerar a mais popular no Brasil, é utilizando o coador, seja o de pano ou o papel. Com esse método é possível ter um café com um gosto bem acentuado. Prensa francesa e cafeteira italiana são também boas opções.


Referências usadas nesse post:

https://www.mokaclube.com.br/blog/cafe-arabica/#Como_fazer_cafe_arabica

https://blog.ucoffee.com.br/cafe-arabica/#Quais_sao_as_diferencas_entre_Arabica_e_Robusta

https://perfectdailygrind.com/pt/2020/06/14/conheca-a-planta-do-cafe/

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.