Com certeza a maior dúvida que se tem sobre do café é se ele vicia ou não. Já vimos diversas reportagens e pesquisas falando sobre esse efeito, porém nada muito conclusivo e que nos dê uma real orientação sobre o consumo dessa bebida.
Na realidade, o que muitos se preocupam mesmo é com relação a uma substância que encontramos no café: a famosa cafeína. Essa é uma substancia rodeada de mitos e informações, que nos deixam um pouco confusos.
Porém, com esse artigo você conseguirá entender melhor sobre o café, a cafeína e se eles juntos podem ou não viciar uma pessoa que consome com frequência um bom cafezinho.
Entenda melhor o que é a cafeína
A grande maioria das pessoas acredita que a cafeína é uma substância exclusiva do café, porém ela também pode ser encontrada por exemplo no chá preto e no cacau. Esse composto serve como um estimulante natural, que ao ser ingerido pode provocar sensações de alerta e evitar os sintomas relacionados a fadiga e o cansaço no corpo.
Em uma definição mais científica, a cafeína é uma molécula que pertence ao grupo das xantinas e pode ser classificada como um alcaloide. Em sua forma original é uma substância que não possui cheiros, entretanto ela tem um amargor característico e único.
Diariamente as pessoas tem consumido cada vez mais cafeína em sua rotina, mesmo aquelas que não tomam café e claro que cada organismo pode reagir de uma maneira a essa substância.
Efeitos benéficos da cafeína
A cafeína tem diversos benefícios para o organismo, por isso várias pessoas começaram a introduzir essa substância em sua rotina através de alimentos, bebidas e até mesmo cápsulas que contenham cafeína em sua formula original.
Dentre os efeitos da cafeína mais conhecidos está o aumento da disposição, que acaba se sentindo mais acordado, em alerta e animado para realizar suas atividades do cotidiano. Também é considerada um agente capaz de melhorar o humor das pessoas, assim como manter maior concentração e capacidade de reter informações na memória.
Pessoas que tenham problemas de intestino preso também podem se beneficiar ao consumir café ou alimentos que tenham cafeína, já que ela pode ajudar no bom funcionamento do seu intestino.
Outros efeitos positivos que são atribuídos a cafeína é a prevenção de cânceres, redução das chances de desenvolver doenças cerebrais e a diminuição no risco de ter uma diabetes do tipo 2.
Quer saber outros benefícios do café? Veja aqui.
Veja quais são os efeitos maléficos da cafeína
Mas se por um lado temos pessoas que se beneficiam ao ingerir a cafeína, de outro lado temos alguns indivíduos que não se dão bem com essa substância.
Dentre os efeitos da cafeína que não são tão benéficos, o mais comum e relatado é de insônia após o consumo da cafeína e suas variações. Por isso, há quem recomende o consumo de cafeína, em especial a bebida do café, somente no período da manhã ou em momentos em que você se sentir muito cansado.
Outros efeitos negativos que foram observados em pessoas que tem o hábito de beber café em excesso ou consomem muitos derivados da cafeína, é com relação ao aumento de nervosismos, irritabilidade constante, aceleração nos batimentos cardíacos (taquicardia), dores de cabeça frequente e picos de ansiedade.
Reforçando que esses sintomas podem não acontecer para todos, porém se você estiver se sentindo assim, sugerimos que diminua o seu consumo dessa substância e procure um médico.
Mas afinal, o café ou a cafeína viciam?
Agora que você conheceu um pouco mais sobre esse composto, você deve querer saber a resposta: a cafeína e consequentemente a sua bebida, o café, podem viciar alguém? De acordo com o National Institute on Drug Abuse, em português Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos EUA, o café e a cafeína não são considerados substâncias viciantes.
Entretanto, o seu consumo frequente e em excesso podem causar dependência no indivíduo, mas não chega a ser vício de fato, pois a pessoa consegue lidar com os efeitos negativos relacionados a abstinência da bebida e de sua substância, diferente de uma pessoa viciada em drogas ou álcool que não conseguem ficar sem e promovem comportamentos autodestrutivos.
Sendo assim, não precisa se preocupar, aproveite seu cafezinho matinal e, em caso de efeitos adversos, procure sempre seu médico!
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cafe%C3%ADna
https://portalcorreio.com.br/cafe-bebida-viciante/
https://www.myprotein.com.br/blog/suplementos/cafeina-o-que-e-beneficios-dose/
https://www.uol.com.br/vivabem/stories/cafeina-veja-7-efeitos-no-organismo/
Entenda os efeitos da cafeína no organismo [Guia completo]