Biscoito, Receitas

Biscoitinhos rápidos de Natal

Natal tá aí e tem coisa melhor dessa época do que os aromas e sabores?

Não, não tem =D

Quem tem acompanhado o blog e o instagram esses dias viu uma série de postagens que estou fazendo com dicas pro Natal (se não viu clica aqui, aqui ou aqui ou segue a #feliznatalpravida lá no insta). Uma dessas dicas foi:

#feliznatalpravida Mensagens de Natal

A ideia de decoração pra esse ano por aqui foi pegar a nossa falecida árvore de jabuticaba que não resistiu a um ataque de coleópteros e transformá-la na nossa árvore de Natal. Ela estava a pelo menos 20 anos plantada em um vaso, acompanhou minha mãe por dois estados e 4 cidades diferentes, então não poderíamos ter simplesmente jogado fora, né?

Depois de muitos laços, luzes e bolas, ela ficou assim:

photo_2016-12-07_14-44-44

Quanto às receitas, esse ano experimentei duas: um panetone e um biscoito amanteigado. O panetone vou publicar mais pra frente. Hoje vamos falar desses biscoitinhos lindos.

photo_2016-12-07_14-44-42

A receita é incrivelmente fácil e a base pode inspirar outros sabores. Basta combinar farinha, açúcar e manteiga e soltar a criatividade nos condimentos.

Para o Natal, eu escolhi: essência de baunilha, raspas de laranja e limão e suco de limão.

Você pode acrescentar uma gema de ovo se for abrir os biscoitos com um rolo, mas isso é opcional, dá pra modelá-los com as mãos.

Para conseguir o formato das fotos eu utilizo essa pistola de cookies da Wilton:

pistolacookie

Ela não tem um preço lá muito convidativo aqui no Brasil, então se não está disposto a fazer esse investimento por agora, use cortadores ou mesmo um garfo ou o polegar para dar formato aos biscoitos 😉

Eu optei pela versão mais simples, mas você também pode colorir a massa com corantes comestíveis e salpicar açúcar colorido antes de assar. Solte a criatividade!

photo_2016-12-07_14-44-46

photo_2016-12-07_14-44-49

Vamos à receita então?

Ingredientes:

200 g de manteiga ou margarina (usei margarina)

3 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de açúcar comum

1 gema de ovo (opcional)

1 colher de sopa de essência de baunilha

Raspas de uma laranja

Raspas de um limão e suco de 1/2 limão (se gostar mais ácido, pode colocar o suco do limão inteiro)

Modo de preparo:

Combine todos os ingredientes na ordem acima. Não trabalhe muito a massa, apenas o suficiente para mesclar todos os ingredientes.

Se usar a máquina da Wilton ou modelar os biscoitos com as mãos, faça em seguida. Se for abrir com um rolo, coloque a massa em um saco plástico até gelar, para então abrir e cortar.

Asse em tabuleiro em forno médio até que comece a dourar as bordas. Não precisa untar. Os biscoitos saem ainda fofos do forno, e ficam crocantes quando esfriam, por isso espere esfriar para desenformar.

Armazene em pote com tampa, de preferência de vidro.

Feliz Natal!

photo_2016-12-07_14-44-36

Deixe uma resposta