Receitas

7 Blogs para Ler no Feriado

Hoje é feriado e como já estava passando da hora de ter uma lista de blogs/sites que eu gosto e indico por aqui, resolvi começar hoje, assim vocês podem aproveitar pra conhecer sem pressa nessa folga que vem por aí – e melhor ainda se puderem emendar a sexta-feira, né? 🙂

Eu fiquei em dúvida se fazia logo uma lista com todos os meus blogs preferidos, mas ficaria muito longa se juntasse os nacionais e internacionais. Então vou começar prestigiando os brasileiros e na próxima lista, os gringos.

A lista está ordenada do que eu acompanho a mais tempo para os mais recentes. Vou colocar a descrição disponibilizada pelo blog e também um breve comentário meu, assim se você não se identificar com algum deles, não precisa clicar só pra descobrir que não é o que gosta de ler.

O link dos blogs está no nome.

SuperZiper

É o site que eu acompanho a mais tempo e minha inspiração de todo dia quando eu quero passar o tempo com algum projeto feito à mão. Seguindo os PAPs (passo a passo) das autoras eu sei que o resultado final será ótimo. Tem também várias indicações de locais para comprar material, reciclagem e diversas técnicas diferentes. Minhas categorias preferidas são a Casa Craft, Costura e Tricô e Crochê. Ah, e pra quem gosta de tricotar, tem tutoriais maravilhosos até para quem quer começar.

Escrito pela Cláudia Fajkarz e Andrea Onishi e, segundo elas:

“Nem Marta Stewart, nem Ana Maria Braga. No ar desde 2007, o Superziper virou fonte de inspiração e referência nacional para todos que querem levar uma vida mais craft.”

7 blogs que eu recomendo, pra conhecer nesse feriado.

Imagem do SuperZiper

PapodeHomem

Sim! O site é uma revista virtual com bastante conteúdo para homens. Mas, não só isso. Segundo eles:

“E se houvesse também um espaço para cultivar uma visão de mundo mais ampla, desafiar preconceitos, aprender a viver e se relacionar com mais satisfação?

Esse é o PapodeHomem, um espaço criado em 2006, no qual todos são bem vindos – independente de sexo, gênero, orientação sexual, credo ou raça.

Aspiramos produzir conteúdo que vá além da cultura do entretenimento, capaz de estimular pensamento crítico e ação. Apostamos no poder da comunidade e das boas conversas.”

Eu gosto de garimpar conteúdo, de como fazer drinks a listas de filmes, textos escritos por mulheres desafiando preconceitos, abordagem crítica de filmes e séries atuais, viagens, críticas sociais… e por aí vai! Quando eu entro no PapodeHomem, normalmente vou encadeando um artigo no outro e é difícil parar de ler.

Um ponto que é muito positivo são os comentários, em sua maioria feitos com o objetivo de engrandecer a discussão proposta no artigo. O pessoal comenta amigavelmente mesmo com opiniões diversas, e raramente eu vejo truculência por lá (pelo menos nos artigos que eu leio).

7 blogs que eu recomendo, pra conhecer nesse feriado.

Imagem do PdH.

Um Ano Sem Zara

Ou UASZ para os íntimos, é escrito pela Jojo e foi criado em 2011 quando ela se propôs a passar um ano sem comprar roupas e acessórios, com o objetivo de passar a conta bancária do vermelho pro azul. Ela cumpriu o desafio maravilhosamente, compondo looks diários somente com peças que saiam do seu armário.

Esse é praticamente o único blog de moda nacional que eu acompanho, pela facilidade de reproduzir os looks e conceitos, e também pela proposta de consumo consciente que a Jojo prega. Segundo ela:

“… a gente fala sobre moda. Moda do dia a dia. Moda que eu e você usamos. Essa moda que pega ônibus, que vai trabalhar das 8 às 18h00, que emenda trabalho com balada. Essa que aproveita liqui, mas que sabe investir em peças especiais. Essa moda mesmo, que repete e transforma roupa. Essa moda que não define quem a gente é, mas que ajuda o mundo a entender melhor o que a gente quer dizer.”

As minhas colunas preferidas são as que apresentam os looks, Alimento pro Pensamento e Achadões, essa última passou por uma evolução e agora irá mostrar marcas brasileiras inovadoras na moda.

7 blogs que eu recomendo, pra conhecer nesse feriado.

Imagem do UASZ.

O Caderno de Receitas

Esse blog é escrito pela Mariana Weber e eu gosto muito porque ela compartilha aquelas receitas que a gente só encontra nos cadernos de receita que nossas mães e avós e bisavós faziam antigamente. Me identifico principalmente porque minha mãe também tem um caderno de receitas muito boas, e minha avó Maria tem o caderno dela desde 1989, ano em que nasci J (mas essas são histórias pra outros post…).

Olha que linda a descrição que a autora faz:

“Na infância, eu via o caderno de receitas da minha mãe como um objeto especial, que guardava segredos. Adulta, jornalista e mãe, decidi colocar em prática todos os 204 pratos apresentados naquelas páginas já amareladas e manchadas. Logo descobri que elas guardam, sim, mistérios: muitos dos detalhes das receitas estão nas entrelinhas, na memória da minha mãe e de outras mulheres que estavam acostumadas a prepará-los.”

As fotos são lindas e as receitas funcionam perfeitamente. Eu gosto dos doces, quitandas e das histórias de família.

7 blogs que eu recomendo, pra conhecer nesse feriado.

Imagem do Caderno de Receitas.

La Luisité

Esse é um dos blogs mais recentes que eu acompanho, até porque ele também é novinho: foi criado ano passado. A autora, Luísa, também mora em Brasília e compartilha nos seus posts receitas, dicas de produtos de beleza e maquiagem. Mas não é apenas isso. Ela busca produtos de marcas que não testam em animais, e suas receitas eram vegetarianas até o início do ano, quando ela adotou o veganismo e desde então compartilha como é ser adepto desse estilo de vida.

Ela também faz vídeos no Youtube e, segundo ela, o objetivo dos vídeos é:

“pra ver se consigo arrancar um sorriso nesse mundo mal humorado que vivemos…”

Eu gosto das receitas e das indicações e revisões de produtos, principalmente porque a opinião da autora é bem sincera e sem rodeios sobre o que o produto realmente promete e entrega.

7 blogs que eu recomendo, pra conhecer nesse feriado.

Imagem do La Luisitè.

Não Sou Exposição

Esse blog eu recomendo fortemente que você leia se, em algum momento da sua vida, você já se sentiu oprimida pelas mensagens que nos são bombardeadas pela mídia, pelos padrões de beleza e comportamento que querem nos ‘impor’, se você está buscando mensagens que façam refletir sobre o absurdo disso tudo e que te façam sair da zona de conforto. Se você quer ajuda para se amar e confiar mais em si mesma e no seu potencial, esse é o blog certo.

É escrito pela Paola Altheia, que é nutricionista adepta da alimentação consciente e intuitiva. Segundo a autora:

“A voz está constantemente nos dizendo que precisamos tratar/transformar/mudar/aprimorar nossa silhueta, pele, olhos, boca, dentes, panturrilhas, coxas, braços, barriga, lábios, axilas (!)… Transformando nossa realidade feminina e humana em uma figura fragmentada, composta por PARTES, que devem ser cuidadas, para que sejam olhadas e avaliadas pelos outros.

Esse discurso nos esmaga, nos estressa, entristece, aflige.

Seres humanos belos, inteligentes e CAPAZES de infinitas conquistas estão deixando de viver com qualidade de vida corporal, mental, emocional e psicológica para perseguir um ideal de beleza que não existe! Pessoas são capazes de MUITO MAIS do que serem observadas.

Não somos enfeite. Não valemos pela nossa aparência. …Não somos exposição.”

Esse blog pra mim é muito importante, pois precisamos de mais discursos assim se queremos que a objetificação das mulheres (e dos homens, por que não?) seja colocada de lado e esquecida em prol de seres humanos melhores e de bem consigo mesmos.

7 blogs que eu recomendo, pra conhecer nesse feriado.

Imagem do NSE.

Olga

O último blog da lista de hoje, o mais recente que eu acompanho, também fala sobre empoderamento das mulheres. Lá tem muitas histórias e relatos de mulheres que empreendem, que lutam por alguma causa, que se libertam de padrões. É mais um conteúdo pra gente se fortalecer e fortalecer a luta pela igualdade entre sexos, pra gente ter mais autonomia, mais amor próprio, mais auto-estima. A leitura é ótima e merece nossa atenção.

Segundo a criadora do site:

“A OLGA é um projeto feminista criado em abril de 2013 pela jornalista Juliana de Faria.

Nosso objetivo é criar conteúdo que reflita a complexidade das mulheres e as trate com a seriedade que pessoas capazes de definir os rumos do mundo merecem.

Nossa missão é empoderar mulheres por meio da informação e retratar as ações delas em locais onde a voz dominante não acredita existir nenhuma mulher.

Nossa luta é para que as mulheres possam ter mais escolhas. Nunca menos. Bem como garantir que elas façam suas escolhas de maneira informada e consentida, sem que nunca tenham que pedir desculpas por tais decisões.”

7 blogs que eu recomendo, pra conhecer nesse feriado.

Imagem do Olga.

E que vocês tenham um ótimo feriado e fim de semana!

Ah, e se tiverem alguma indicação de blog ou site, deixem pra mim nos comentários.

7 blogs preferidos que eu indico para vocês conhecerem. Tem empoderamento, moda, receitas, estilo de vida, inspiração craft e mais. Clique na imagem para ir ou salve para mais tarde ;)

2 Comments

  1. Malu Almeida

    31 de Maio de 2016 at 10:59 am

    Oi Mariana!
    De nada! Espero que tenha gostado da descrição d’O Caderno de Receitas, foi feita com carinho!
    Vou colocar o post sobre o caderno da minha avó na lista em breve. Beijo e volte sempre!

  2. Mariana Weber

    27 de Maio de 2016 at 4:19 pm

    Ei, Malu, obrigada por incluir O Caderno de Receitas na lista! Fiquei interessada em saber das histórias dos cadernos da sua família. Aguardo o post, hein? Beijo

Deixe uma resposta